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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
Otros títulos : Spatial reproduction: an analysis of the implementation of line 2 of the Salvador and Lauro de Freitas Metro System
Autor : Silva, Anselmo Santos da
metadata.dc.creator: Silva, Anselmo Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, José Antônio Lobo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Caldas, Alcides dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Espinoza, José Carlos Huapaya
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa que culminou na elaboração desta dissertação teve como objeto de estudo a implantação da linha 2, integrante do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, buscando identificar e compreender as principais consequências espaciais desencadeadas pela construção do referido traçado metroviário. Os empreendimentos associados ao setor de transporte são causadores de diversos efeitos na configuração e organização espacial, já que as atividades socioeconômicas dependem do aparelhamento das condições de mobilidade. Ao longo do processo de urbanização, diversas cidades brasileiras passaram a incluir o modo de locomoção metroviário em seus sistemas de transporte, porém a adoção do modo de deslocamento por metrô se expandiu lentamente no país. Em Salvador a primeira iniciativa política para implantação de um moderno sistema metroviário surgiu em meados da década de 1980, mas o projeto foi arquivado. Na segunda metade dos anos 1990 ocorreu a assinatura de um novo projeto, que começou a ser executado no início dos anos 2000, mas diversos entraves burocráticos e políticos proporcionaram sucessivos atrasos na conclusão do mesmo. Contudo, após a transferência da gestão do projeto da esfera política e administrativa municipal para a estadual, em um novo contexto caracterizado pela preparação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, ocorreram avanços na conclusão da linha 1, além de mudanças no projeto para possibilitar a incorporação de um novo traçado, ou seja, a linha 2, com o objetivo principal de articular o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães ao centro da cidade, nascendo, assim, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSLF). A implantação da linha 2 desencadeou uma acentuada modificação na estrutura material formadora do recorte espacial onde foi inserida e, também, contribuiu para mudanças no sistema de transporte urbano. Essa realidade pôde ser exemplificada, neste estudo, pela alteração que ocorreu sobre a paisagem, devida à edificação dos suportes estruturais formadores do traçado metroviário; além da desativação de muitas linhas de ônibus. Vale ressaltar que os fatos apurados deixaram em evidência a relação dialética entre objetos e conteúdo social.
Resumen : The research that culminated in the elaboration of this dissertation had as its object of study the implementation of line 2 that is part of the Salvador and Lauro de Freitas Metro System, seeking to identify and understand the main spatial consequences triggered by the construction of the aforementioned subway layout. Enterprises associated with the transport sector have several effects on spatial configuration and organization, as socioeconomic activities depend on the equipment for mobility conditions. During the urbanization process, several Brazilian cities started to include the subway mode of transportation in their transport systems, but the adoption of the subway mode of transportation slowly expanded in the country. In Salvador, the first political initiative to implement a modern subway system emerged in the mid-1980s, but the project was shelved. In the second half of the 1990s, a new project was signed, which began to be executed in the early 2000s, but various bureaucratic and political obstacles led to successive delays in its completion. However, after the transfer of project management from the municipal to the state political and administrative sphere, in a new context characterized by the preparation for the 2014 Soccer World Cup, progress was made in completing line 1, in addition to changes in the project to enable the incorporation of a new route, that is, line 2, with the main objective of linking the Luís Eduardo Magalhães International Airport to the city center, thus creating the Salvador and Lauro de Freitas Metro System (SMSLF). The implementation of line 2 triggered a marked change in the material structure that formed the spatial cutout where it was inserted and also contributed to changes in the urban transport system. This reality could be exemplified, in this study, by the alteration that occurred in the landscape, due to the construction of the structural supports that form the subway layout; in addition to the deactivation of many bus lines. It is noteworthy that the facts found highlighted the dialectical relationship between objects and social content.
Palabras clave : Espaço urbano
Paisagem urbana
Mobilidade urbana
Acessibilidade urbana
Metrô
Planejamento urbano
Urban space
Urban landscape
Urban mobility
Urban accessibility
Subway
Urban planning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) 
Citación : SILVA, Anselmo Santos da. Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. 2021. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34649
Fecha de publicación : 30-jun-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSGEO)

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