Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Vanessa Sievers de-
dc.contributor.authorLima, Denise de Oliveira Gomes de-
dc.creatorLima, Denise de Oliveira Gomes de-
dc.date.accessioned2021-12-14T14:22:14Z-
dc.date.available2021-12-14T14:22:14Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34599-
dc.description.abstractO presente trabalho busca compreender em que medida a escola contemporânea pode contribuir para a formação moral dos alunos. Para tanto, o presente estudo se configura em uma reflexão acerca de quais são alguns valores compartilhados na atualidade assim como compreender em que medida estes corroboram para, ou impedem que, a escola proporcione uma formação moral adequada aos alunos. Ao pensar a moralidade, e especificamente como a formação moral se dá, faremos uma reflexão à luz das ideias do filósofo e educador Immanuel Kant. Kant lecionou na Universidade de Könisberg e, nesta instituição, era comum os professores apresentarem preleções. Mais tarde, um aluno de Kant reuniu as suas preleções em um texto chamado “Sobre a Pedagogia”. Este texto apresenta as ideias de Kant no que diz respeito à formação moral. Ele descreve os quatro estágios que o homem passa até que ele atinja a moralidade. Para melhor compreender este autor, explicaremos alguns conceitos centrais da teoria kantiana que possibilitam um melhor entendimento do que para ele significa formar moralmente. Finalmente, a fim de estabelecer uma conexão entre a teoria kantiana e a contemporaneidade, apresentaremos algumas citações do texto Sobre a Pedagogia, justificando porque consideramos tais citações relevantes para o debate e reflexão atual sobre a formação moral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Moralpt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.titleA formação moral em tempos plurais: reflexões à partir de uma leitura de Kantpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesAlmeida, Vanessa Sievers de-
dc.contributor.refereesSantana, Kleverton Bacelar-
dc.contributor.refereesSantos, Wilson Nascimento-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia deDENISE DE OLIVEIRA GOMES DE LIMA.pdf512,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.