Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraujo, Rosangela Janja Costa-
dc.contributor.authorPurificação, Iaci da Conceição da-
dc.creatorPurificação, Iaci da Conceição da-
dc.date.accessioned2021-12-14T14:15:11Z-
dc.date.available2021-12-14T14:15:11Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2013-04-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34596-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou investigar e compreender como alunos e professores das séries iniciais de uma escola municipal da cidade de Salvador/BA lidam com as diferenças étnico-raciais no ambiente escolar. Questionamos a existência de conflitos raciais quando se observa a relação professor/aluno e aluno/aluno e as formas, nem sempre sutis, de como esses conflitos se manifestam. Para isso, foi realizado um levantamento teórico, realizado com extensa pesquisa bibliográfica, que nos forneceu o embasamento necessário para a discussão dos resultados encontrados. Apresenta abordagem qualitativa, sendo os principais instrumentos utilizados para coleta de dados a observação participante, a realização de entrevistas e a análise de atividades didáticas. Como resultados das análises dos dados constatamos que muitos problemas presentes na sociedade, como o racismo, o preconceito e as discriminações de bases raciais também se manifestam dentro da escola assumindo configurações próprias que afetam a vida de toda comunidade escolar. Além disso, notamos a inexistência, no cotidiano escolar, de ações que contemplem as necessidades específicas de alunos e alunas negras, como também, um reconhecimento da diversidade racial que abra espaço para a reflexão e o respeito às diferenças raciais. Concluímos que a atuação dos professores frente às questões raciais encontra-se bastante superficial, faltando ações voltadas para promoção de uma educação antirracista.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações etnicorraciaispt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.titleRelaçoes etnicorraciais no espaço escolar: um estudo de caso em uma escola municipal da cidade de Salvador/BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesAraujo, Rosangela Janja Costa-
dc.contributor.refereesDamião, Flávia de Jesus-
dc.contributor.refereesSanches, Marise Oliveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IACI DA CONCEICAO DA PURIFICACAO.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.