Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rocha Junior, Coriolano Pereira da | - |
dc.contributor.author | Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa | - |
dc.creator | Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T13:18:48Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T13:18:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-29 | - |
dc.identifier.other | Tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34589 | - |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a instalação do Instituto Ponte Nova (IPN), num recorte temporal que compreende o período de 1940/1960 e traz como pergunta central: como se deu o desenvolvimento do IPN e de suas atividades? Nossa hipótese aponta para a compreensão de que para além de seu aspecto formativo, o IPN assumiu um viés de modelação ideológica, política e comportamental na vida de cada sertanejo que por ali passou e isso interferiu nas ações cotidianas para que os mesmos se tornassem cidadãos. Como objetivos mais gerais vislumbramos a possibilidade de desvelar contextos, fato, acontecimentos e personagens que aparecem no processo de formação do sujeito, uma chance de melhor compreender a conjuntura educativa como dispositivo formativo presente na escola alvo e ainda. A validade da pesquisa está em lidar com peculiaridades e complexidades especificas relativas às interferências dos sujeitos americanos para a implementação de tais práticas, num espaço social sem tradição de ação direta do poder público, na construção dos bens sociais. Para dar cabo das intenções deste estudo e atender ao anseio pela busca de respostas a questão motivadora, optamos por trabalhar com a pesquisa descritiva, tendo como fundo a história social. Entendemos, por fim, que o IPN assumia a função de modelar comportamentos e saberes no espaço sertanejo, a partir de uma noção educacional que se pautava nos padrões éticos e estéticos de ordem protestante, se valendo de ações e atividades educativas que contribuíam na modelação do sujeito. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT This study addresses the installation of the Ponte Nova Institute (IPN), in a time frame that covers the period 1940/1960 and brings as a central question: how did the development of the IPN and its activities take place? Our hypothesis points to the understanding that, in addition to its formative aspect, the IPN took on an ideological, olitical and behavioral modeling bias in the life of each countryman who lived there and this interfered in the daily actions so that they became citizens. As more general objectives, we envision the possibility of unveiling contexts, facts, events and characters that appear in the subject's formation process, a chance to better understand the educational situation as a formative device present in the target
school and still. The validity of the research lies in dealing with specific peculiarities and complexities related to the interference of American subjects in the
implementation of such practices, in a social space without a tradition of direct action
by public authorities in the construction of social goods. To end the intentions of this
study and meet the desire to search for answers to the motivating question, we
chose to work with descriptive research, having social history as a background.
Finally, we understand that the IPN assumed the role of modeling behavior and
knowledge in the sertanejo space, based on an educational notion that was based on
Protestant ethical and aesthetic standards, using educational actions and activities
that contributed to the shaping of the subject. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Instituto Ponte Nova | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Educação - Wagner (BA) - História | pt_BR |
dc.subject | Instituto Ponte Nova - Wagner (BA) - História | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação protestante | pt_BR |
dc.subject | Orientação formativa | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.title | As experiências das práticas formativas em uma escola americana no sertão | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Lira, Luís Carlos | - |
dc.contributor.referees | Capi, André Henrique Chabaribery | - |
dc.contributor.referees | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.contributor.referees | Santos, Romilson Augusto dos | - |
dc.contributor.referees | Rocha Junior, Coriolano Pereira da | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
|