Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha Junior, Coriolano Pereira da-
dc.contributor.authorCunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa-
dc.creatorCunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa-
dc.date.accessioned2021-12-14T13:18:48Z-
dc.date.available2021-12-14T13:18:48Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2021-06-29-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34589-
dc.description.abstractEste estudo aborda a instalação do Instituto Ponte Nova (IPN), num recorte temporal que compreende o período de 1940/1960 e traz como pergunta central: como se deu o desenvolvimento do IPN e de suas atividades? Nossa hipótese aponta para a compreensão de que para além de seu aspecto formativo, o IPN assumiu um viés de modelação ideológica, política e comportamental na vida de cada sertanejo que por ali passou e isso interferiu nas ações cotidianas para que os mesmos se tornassem cidadãos. Como objetivos mais gerais vislumbramos a possibilidade de desvelar contextos, fato, acontecimentos e personagens que aparecem no processo de formação do sujeito, uma chance de melhor compreender a conjuntura educativa como dispositivo formativo presente na escola alvo e ainda. A validade da pesquisa está em lidar com peculiaridades e complexidades especificas relativas às interferências dos sujeitos americanos para a implementação de tais práticas, num espaço social sem tradição de ação direta do poder público, na construção dos bens sociais. Para dar cabo das intenções deste estudo e atender ao anseio pela busca de respostas a questão motivadora, optamos por trabalhar com a pesquisa descritiva, tendo como fundo a história social. Entendemos, por fim, que o IPN assumia a função de modelar comportamentos e saberes no espaço sertanejo, a partir de uma noção educacional que se pautava nos padrões éticos e estéticos de ordem protestante, se valendo de ações e atividades educativas que contribuíam na modelação do sujeito.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study addresses the installation of the Ponte Nova Institute (IPN), in a time frame that covers the period 1940/1960 and brings as a central question: how did the development of the IPN and its activities take place? Our hypothesis points to the understanding that, in addition to its formative aspect, the IPN took on an ideological, olitical and behavioral modeling bias in the life of each countryman who lived there and this interfered in the daily actions so that they became citizens. As more general objectives, we envision the possibility of unveiling contexts, facts, events and characters that appear in the subject's formation process, a chance to better understand the educational situation as a formative device present in the target school and still. The validity of the research lies in dealing with specific peculiarities and complexities related to the interference of American subjects in the implementation of such practices, in a social space without a tradition of direct action by public authorities in the construction of social goods. To end the intentions of this study and meet the desire to search for answers to the motivating question, we chose to work with descriptive research, having social history as a background. Finally, we understand that the IPN assumed the role of modeling behavior and knowledge in the sertanejo space, based on an educational notion that was based on Protestant ethical and aesthetic standards, using educational actions and activities that contributed to the shaping of the subject.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstituto Ponte Novapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducação - Wagner (BA) - Históriapt_BR
dc.subjectInstituto Ponte Nova - Wagner (BA) - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação protestantept_BR
dc.subjectOrientação formativapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.titleAs experiências das práticas formativas em uma escola americana no sertãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesLira, Luís Carlos-
dc.contributor.refereesCapi, André Henrique Chabaribery-
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesSantos, Romilson Augusto dos-
dc.contributor.refereesRocha Junior, Coriolano Pereira da-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE-RUBIA-FINAL.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.