Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34482
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A conquista da mente do consumidor: marketing de experiência como diferencial competitivo para as empresas contemporaneas
Autor : Cardoso, Catarina Macedo Araujo
metadata.dc.creator: Cardoso, Catarina Macedo Araujo
Resumen : O presente trabalho é resultado da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e parte do pressuposto de que os consumidores são diariamente bombardeados por anúncios e as empresas precisam pensar em formas de se diferenciar dos concorrentes e conquistar a mente dos clientes. Reflete sobre a agregação de valor à marca a partir da utilização do Marketing de Experiência (ME). O embasamento teórico de tal reflexão é norteado por obras de diversos autores, destacando-se, dentre eles as contribuições de Bernd Schmitt (2002), Lindstrom (2009) e Kotler (2005; 2012; 2017). Estes autores possuem em comum o princípio de que muito mais do que vista, a marca precisa ser sentida. Atualmente, ao adotarem a evocação da experiência como estratégia de comunicação, as marcas parecem apostar no envolvimento dos potenciais consumidores em ações que se tornem inesquecíveis, que promovam memórias positivas e que agreguem valor a elas (marcas). Após a análise desses fatores, constatou-se que a busca pela originalidade deve ser constante e com uma visão holística, sendo integradas experiências relacionadas ao sentimento, pensamento, ação, sensação e identificação (SCHMITT, 2002). Indispensável dizer que fazem parte do percurso metodológico do trabalho, as aproximações empíricas ao campo estudado.
Palabras clave : Marketing
Marketing de experiencia
Consumo de experiencia
Publicidade
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34482
Fecha de publicación : 9-nov-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.