Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34471
Tipo: Dissertação
Título: Pescando mudanças”: embarcações, artes de pesca e educação intercultural na comunidade das Poças, Conde-BA
Autor(es): Fonseca, Juliana de Oliveira
Autor(es): Fonseca, Juliana de Oliveira
Abstract: O Brasil possui dimensão continental e abriga comunidades plurais, com modos diversos de se relacionar com o ambiente e com as mudanças ao longo do tempo em seus territórios. Esta diversidade, no entanto, é frequentemente desvalorizada no processo de educação escolar e ainda se encontra na literatura e na prática do ensino de Ciências a perspectiva de que os conhecimentos que os estudantes compartilham em sala de aula devem ser substituídos por conceitos científicos no processo de ensino. Todavia, os conhecimentos compartilhados pelos estudantes na escola estão, em parte, profundamente ligados aos seus contextos socioculturais de origem, sendo importante compreender as especificidades de cada localidade em que a escola está inserida, de modo a construir um ensino mais próximo da realidade dos estudantes, dos professores e das professoras, dos familiares e dos demais membros das comunidades, bem como atribuir o valor devido à maneira como entendem e se situam no mundo. Na medida em que ajudam a compreender os conhecimentos culturalmente situados que estudantes trazem para a sala de aula, estudos etnográficos, antropológicos e etnobiológicos trazem contribuições para a pesquisa e a prática no ensino de Ciências. No presente estudo, buscamos compreender as mudanças ao longo do tempo na cultura pesqueira da comunidade das Poças (Conde-BA) - principalmente aquelas ocorridas com as embarcações e artes de pesca. Delimitamos o tema central da pesquisa a partir de diálogos com os moradores da comunidade sobre quais aspectos da cultura local deveriam estar presentes, por sua importância, em nossas pesquisas e em nosso trabalho colaborativo com as professoras da escola local. Para a construção da presente pesquisa, utilizamos diferentes narrativas, como a audiovisual, a fotoetnografia e a escrita, e métodos qualitativos, como entrevistas semi-estruturadas, observações participantes, anotações no caderno de campo e gravações de áudio, sempre com o consentimento informado de cada participante. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que o processo de captura das imagens esteve, na maioria das vezes, restrito à equipe de pesquisa. Por isso, elaboramos a proposta “Olhares plurais: produções audiovisuais e fotográficas em espaços educativos”, na qual as pescadoras, os pescadores, as professoras e os estudantes possam ser agentes de todas as etapas de construção dessas narrativas. Embora a pesquisa que realizamos tenha sido crucial para compreendermos como se modificaram as embarcações e as artes de pesca na comunidade ao longo do tempo, será importante que as narrativas aqui apresentadas sirvam também como inspiração para a realização de estudos futuros em que os moradores das comunidades pesqueiras sejam os protagonistas de todo o processo.
ABSTRACT Brazil has a continental size and harbors plural communities, with diverse ways of relating with the environment and the changes in their territories along time. This diversity, however, is often devalued in school educational processes and one still finds in science education literature and practice the idea that the knowledge students share in the classroom should be replaced by scientific concepts in the teaching process. Nevertheless, the knowledge shared by students in the school are in part deeply linked to their original sociocultural contexts. Thus, it is important to understand the specificities of each place in which schools are embedded, in order to build a teaching that is closer to the realities of students, teachers, families and other community members. It is equally important to ascribe the due value to the way they understand the world and situate themselves in it. To the extent that they help us understand the culturally situated knowledge that students bring to the classroom,ethnographic, anthropological, and ethnobiological studies bring contributions to science education practice and research. In the present study, we aimed atMunderstanding the changes that took place along time in the fishing culture of the community of Poças (Conde-BA), specially those related to vessels and fishing arts. We delimited the central theme of the research based on dialogues with community dwellers about which aspects of the local culture should be present in our research and collaborative work with the local school teachers, due to their importance. To elaborate the present research, we used different narratives, such as the audiovisual, photoethnography, and writing, and qualitative methods, such as semistructured interviews, participant observations, field notes, and audio recordings, always with the informed consent of each participant. Based on the data analysis, it was possible to perceive that the capture of images was mostly restricted to the research team. We elaborated, then, the proposal “Plural looks: audiovisual and photographic productions in educational spaces”, in which fisherwomen, fishermen, teachers and students can be agents in all steps of building these narratives. Even though the research we carried out was crucial to our understanding of how vessels and fishing arts changed in the community along time, it will be important that the narratives presented here also serve as inspiration for carrying out future studies in which the fishing communities’ dwellers be protagonists of all the process.
Palavras-chave: Comunidades pesqueiras
Mudanças
Embarcações
Artes de pesca
Fotoetnografia
Educação intercultural
Desenvolvimento profissional de professores
Fishing communities
Changes
Vessels
Fishing arts
Fishing arts
Photoethnography
Intercultural education
Teachers’ professional development
CNPq: Matemática
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34471
Data do documento: 8-Nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Juliana Fonseca (4).pdf118,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.