Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34455
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Aulas de dança de salão: superação ou manutenção do machismo e da heteronormatividade
Autor : Freire, Francisca Jocélia de Oliveira
metadata.dc.creator: Freire, Francisca Jocélia de Oliveira
Resumen : Trata-se de aspectos gerais da pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Dança, da UFBA, que tem como objeto a relação entre as aulas de Danças de Salão e as questões de machismo e heteronormatividade. Pressupõe que nas aulas de Danças de Salão é recorrente a utilização de um formato tradicional e tecnicista de ensino, que desconsidera questões críticas relacionadas à sociedade, sendo a ação das(os) instrutoras(os) determinante para reprodução de um status quo. Tem como principal referencial teórico D’Ávila e Ferreira (2018), sobre concepções pedagógicas; Polezi e Vasconcelos (2017), Pazetto e Samways (2018), e Nunes e Froehlich (2018) nas relações entre a teoria Queer, os estudos de gênero e as Danças de Salão; Carla Akotirene (2018), sobre interseccionalidade; e Guacira Lopes Louro (1997), para as relações entre sexualidade e educação.
Palabras clave : Danças de Salão
Estudos de Gênero
Heteronormatividade
Machismo
Ensino
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34455
Fecha de publicación : 4-nov-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (PRODAN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Aulas de Dança de Salão_superação ou manutenção do machismo e da heteronormatividade.pdf199,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.