Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34455
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Aulas de dança de salão: superação ou manutenção do machismo e da heteronormatividade |
Autor : | Freire, Francisca Jocélia de Oliveira |
metadata.dc.creator: | Freire, Francisca Jocélia de Oliveira |
Resumen : | Trata-se de aspectos gerais da pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Dança, da UFBA, que tem como objeto a relação entre as aulas de Danças de Salão e as questões de machismo e heteronormatividade. Pressupõe que nas aulas de Danças de Salão é recorrente a utilização de um formato tradicional e tecnicista de ensino, que desconsidera questões críticas relacionadas à sociedade, sendo a ação das(os) instrutoras(os) determinante para reprodução de um status quo. Tem como principal referencial teórico D’Ávila e Ferreira (2018), sobre concepções pedagógicas; Polezi e Vasconcelos (2017), Pazetto e Samways (2018), e Nunes e Froehlich (2018) nas relações entre a teoria Queer, os estudos de gênero e as Danças de Salão; Carla Akotirene (2018), sobre interseccionalidade; e Guacira Lopes Louro (1997), para as relações entre sexualidade e educação. |
Palabras clave : | Danças de Salão Estudos de Gênero Heteronormatividade Machismo Ensino |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34455 |
Fecha de publicación : | 4-nov-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (PRODAN) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aulas de Dança de Salão_superação ou manutenção do machismo e da heteronormatividade.pdf | 199,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.