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metadata.dc.type: Tese
Título : O presídio das ilusões reais
Autor : Dell'Orto, Pedro Marques
metadata.dc.creator: Dell'Orto, Pedro Marques
Resumen : Nesta tese, o autor utiliza um personagem ficcional para narrar as suas próprias pesquisas e experiências, que consistem numa busca para compreender o funcionamento da percepção de um corpo colonizado por dispositivos do biopoder. Para tanto, o próprio corpo do escritor é o principal laboratório de pesquisa, ao passo em que caminha por diversos campos do conhecimento que buscam ensignar os dados da existência, como a filosofia, a física clássica e quântica, a neurologia, a psiquiatria, a psicologia, a medicina, a biologia, a química, a arquitetura, a comunicação, a cultura, a espiritualidade, a arte e a magia. Diante de uma vasta literatura para explicar o que é a vida, do que é formada e como opera, é possível observar algumas concordâncias entre espécies do saber, aparentemente, distintas. Desta forma, os dados ensignados se conectam numa rede rizomática de conhecimentos ancestrais sobre a realidade em que navegamos com nossos corpos. A percepção dos sentidos, emoções e intenções, são alguns dos instrumentos utilizados para pilotar esta nau cognitiva e sensitiva. Além da pesquisa teórica, confrontamos a necessidade de aplicar a teoria na prática. A partir deste propósito, o autor realiza, em seu próprio corpomídia-laboratório, uma série de experimentos empíricos, como a vivência numa ilha quase deserta, sem eletricidade e sem celular; ou a iniciação xamânica conhecida como “busca da visão”, na qual, em jejum, isola-se numa antiga floresta por quatro dias. Há também o relato sobre o jejum de sexo e maconha, que antecedem a experiência do vipassana: um retiro em que os participantes meditam 12h por dia, durante 10 dias, a partir de um método específico cunhado por Gautama Sidarta, mais conhecido como Buda. Através desta intensa jornada, configura-se uma constelação de saberes rizomáticos que guiam a busca pela reprogramação descolonizatória. Neste sentido, a tese é dividida em dois fluxos narrativos: o primeiro compõe um rizoma textual arquitetado para investigar as questões teóricas, enquanto o segundo consiste no relato dos experimentos práticos realizados no próprio corpo do autor. Apesar das homéricas implosões dos conceitos programados pelo biopoder, nesta odisseia, uma nova barreira semântica é erguida após a destruição que a precede, assim, o autor permanece refém do cistema colonizatório, contudo, segue em busca dos métodos de libertação dos corpos, que implodem as identificações dos regimes de verdade implantados no ser: o fim se torna princípio.
Palabras clave : Fenomenologia
Percepção (Filosofia)
Realidade
Poder (Ciências sociais)
metadata.dc.subject.cnpq: Processos perceptuais e cognitivos
Comunicação
Artes
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34451
Fecha de publicación : 4-nov-2021
Aparece en las colecciones: Tese (POSCULTURA)

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