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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Revisitando o conceito de educação integral de ontem e hoje: o Centro Educacional Carneiro Ribeiro e o Mais Educação
Autor(es): Simões, Sabrina Aristeu
Autor(es): Simões, Sabrina Aristeu
Abstract: O presente trabalho tende a uma discussão sobre a educação e/em tempo integral nas escolas públicas brasileiras. Pretende-se identificar e analisar as propostas desenvolvidas no Programa Mais Educação, adotando como base a experiência de Anísio Teixeira na Bahia nos anos 50. Para tanto, considerou-se o Centro Educacional Carneiro Ribeiro como exemplo de prática para a contribuição de implantação da educação e/em tempo integral no Brasil. O ponto de partida do trabalho consistiu nos levantamentos históricos, correntes filosóficas e sociológicas para desvendar o conceito de educação integral. As Leis da Constituição Federal Brasileira, Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foram utilizadas como instrumentos de estudos para a implantação da ampliação do tempo escolar no Brasil. Os resultados das considerações deste trabalho demonstram que a experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi a concreta experiência de uma escola integral pública de qualidade, entretanto o Programa Mais Educação ainda há muitas lacunas para serem solucionadas na implementação de uma proposta que se encaixe no contexto da concepção de educação e/ em tempo integral.
Palavras-chave: Educação integral
Ampliação do tempo escolar
Programa Mais Educação
Centro Educacional Carneiro Ribeiro
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34264
Data do documento: 24-Set-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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