https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34226
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Projetos e ações na formação inicial de professores interculturais |
Autor(es): | Paraquett, Márcia |
Autor(es): | Paraquett, Márcia |
Abstract: | Este capítulo se propõe a apresentar a experiência que tenho vivido desde 2009, na formação inicial de professores de espanhol na Universidade Federal da Bahia (UFBA), partindo do pressuposto de que é compromisso político do curso de Letras formar professores que promovam ações que propiciem a formação cidadã de seus alunos. Por isso, precisei refletir sobre algumas questões culturais da cidade de Salvador, porque me parece imprescindível associar ensino e pesquisa à realidade e às necessidades socioculturais dos sujeitos envolvidos na aprendizagem. Para tal, recuperei um projeto de pesquisa desenvolvido por duas alunas de Graduação sobre a presença do mundo hispânico na cidade de Salvador, o que lhes deu a consciência da proximidade que há entre aquele universo estrangeiro e o seu contexto de atuação, propiciando a diminuição de barreiras entre o estrangeiro e o nacional, e sugerindo uma concepção dialógica de aprendizagem de línguas. |
Palavras-chave: | Língua espanhola América Latina Formação de professores |
Editora / Evento / Instituição: | Pontes |
Citação: | PARAQUETT, Marcia. Projetos e ações na formação inicial de professores de espanhol. In: LIMA, L. M. (Org.). A (in)visibilidade da América Latina na formação do professor de Espanhol. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 34. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34226 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Livro e Capítulo (PPGLINC) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.