Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pretto, Nelson De Luca | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Daniel Silva | - |
dc.creator | Pinheiro, Daniel Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-06T22:33:56Z | - |
dc.date.available | 2021-09-06T22:33:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-06 | - |
dc.date.submitted | 2014-04-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34178 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de mestrado investigou as potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para a educação formal considerando o contexto da cibercultura. Para dar conta deste objetivo, optou-se por atribuir um caráter bibliográfico-documental à pesquisa tendo em vista a relevante produção desenvolvida sobre os temas que tangenciam a discussão, mas que, ao mesmo tempo, revelam a carência por experiências de análise que os relacionem. Ao caracterizar o movimento pelos REA, com ênfase em seus desdobramentos no Brasil, a pesquisa identifica uma perspectiva educacional que emerge nestes tempos de cibercultura e é baseada no modelo da ética hacker e na filosofia do software livre. Tal perspectiva é a de fomento às “novas educações” que, conforme analisado na pesquisa, pode viabilizar o desenvolvimento de REA no âmbito da educação formal, algo que, por sua vez, favorece o aparecimento de potencialidades destes recursos – a colaboração, a autoria e o
estabelecimento/fortalecimento de redes. A pesquisa conclui que o movimento global pelos
REA e os processos desencadeados quando da sua criação/utilização nos espaços escolares
podem instaurar dinâmicas capazes de contribuir para que a escola, principal representante da
educação formal, possa realizar sua função social na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Recursos educacionais abertos | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Educação formal | pt_BR |
dc.title | Potencialidades dos recursos educacionais abertos para a educação formal em tempos de cibercultura | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Leiro, Augusto Cesar Rios | - |
dc.contributor.referees | Bruno, Adriana Rocha | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGE | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|