Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorPinheiro, Daniel Silva-
dc.creatorPinheiro, Daniel Silva-
dc.date.accessioned2021-09-06T22:33:56Z-
dc.date.available2021-09-06T22:33:56Z-
dc.date.issued2021-09-06-
dc.date.submitted2014-04-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34178-
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado investigou as potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para a educação formal considerando o contexto da cibercultura. Para dar conta deste objetivo, optou-se por atribuir um caráter bibliográfico-documental à pesquisa tendo em vista a relevante produção desenvolvida sobre os temas que tangenciam a discussão, mas que, ao mesmo tempo, revelam a carência por experiências de análise que os relacionem. Ao caracterizar o movimento pelos REA, com ênfase em seus desdobramentos no Brasil, a pesquisa identifica uma perspectiva educacional que emerge nestes tempos de cibercultura e é baseada no modelo da ética hacker e na filosofia do software livre. Tal perspectiva é a de fomento às “novas educações” que, conforme analisado na pesquisa, pode viabilizar o desenvolvimento de REA no âmbito da educação formal, algo que, por sua vez, favorece o aparecimento de potencialidades destes recursos – a colaboração, a autoria e o estabelecimento/fortalecimento de redes. A pesquisa conclui que o movimento global pelos REA e os processos desencadeados quando da sua criação/utilização nos espaços escolares podem instaurar dinâmicas capazes de contribuir para que a escola, principal representante da educação formal, possa realizar sua função social na contemporaneidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectEducação formalpt_BR
dc.titlePotencialidades dos recursos educacionais abertos para a educação formal em tempos de ciberculturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLeiro, Augusto Cesar Rios-
dc.contributor.refereesBruno, Adriana Rocha-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPPGEpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Daniel Silva Pinheiro.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.