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dc.contributor.advisorGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.authorSilva, Priscila Costa da-
dc.creatorSilva, Priscila Costa da-
dc.date.accessioned2021-09-02T11:54:44Z-
dc.date.available2021-09-02T11:54:44Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34162-
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta como objetivo analisar o papel da Sala de Recursos no cotidiano da escola inclusiva como rede de apoio para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação inseridos em turmas comum e a relação colocada entre os professores do Fundamental I que são participantes desse processo. Nesta direção, é imprescindível que a escola juntamente com o professor da Sala de Recursos crie estratégias e adequações para garantir um aprendizado expressivo para esses alunos. O principal objetivo desta pesquisa foi fazer uma reflexão sobra à atuação do professor da Sala de Recursos frente ao processo de inclusão educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais e á respeito do trabalho colaborativo posto entre os profissionais que agem na Educação Especial e na Educação Regular. Para alcançar tal propósito foi realizada uma pesquisa qualitativa de coleta de dados á observação participante em duas Salas de Recursos, entrevistas abertas e semi estruturadas com professores desses recintos e de classes comuns e uma coordenadora do Núcleo de Educação Especial. As informações coletadas revelaram que o serviço prestado pelas Salas de Recursos é adequado á inclusão e permite o estabelecimento de parcerias efetivas entre os profissionais da Educação Especial da Escola Regular. Comprovou-se também, fatores que representam barreiras para a real concretização do trabalho e, por conseguinte a inclusão do aluno com deficiência, tais como o elevado número de alunos matriculados em classe comum e na Sala de Recursos, heterogeneidade de alunado atendido por esses espaços, o que impede a especialização do professor, a falta da qualidade do tempo para os docentes planejarem e elaborarem estratégias juntos, entre outros. Contudo, a pesquisa conclui que a oferta das Salas de Recursos é fator primordial para a construção de uma rede de ensino verdadeiramente inclusiva e para a afirmação de parcerias entre todos os profissionais que estão envolvidos no processo de inclusão.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research aims to analyze the role of the features classroom in the school routine as inclusive support network for the teaching and learning of students with disabilities, developmental disorders and high ability / giftedness who are placed in regular classesand the relations between the teachers who participate in this process. In this direction, it is essential that the school with the featuresclassroom create strategies and adjustments to ensure a significant learning for these students. The main goal of this research is to show the performance of the teacher at the features room regarding to the process of educational inclusion of pupils with special educational needs and about the collaborative work among professionals who act in Special Education and Regular Education. To achieve this goal we conducted a qualitative survey data collection with participant observation in two feature rooms, open and semi-structured interviews with teachers of these enclosures and regular classes and a coordinator of the Center for Special Education. The information gathered revealed that the service provided by the feature rooms is suitable to inclusion and will allow the establishment of effective partnerships among professionals in the Regular School´s Special Education. It was also shown factors that represent barriers to the implementation of real work and therefore the inclusion of students with disabilities, such as the high number of students enrolled in regular class and featuresclass, heterogeneity of pupils served by these spaces, which prevents the specialization of teachers, lack of quality time for teachers to plan and strategize together, among others. However, the research concludes that the supply of feature rooms is a key factor for building a truly inclusive school system and to the affirmation of partnerships between all professionals involved in the inclusion process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSala de recursospt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectFeature roompt_BR
dc.subjectCollaborative workpt_BR
dc.titleNúcleo de educação especial: sala de recursos como suporte à educação inclusiva no município de Lauro de Freitaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.refereesDíaz-Rodríguez, Félix Marcial-
dc.contributor.refereesGalvão Filho, Teófilo Alves-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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