Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34098
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Curadoria Autoral-Coletiva de uma exposição educativa sobre racismo científico: relatando experiências itinerantes
Título(s) alternativo(s): Revista Ciências & Ideias
Autor(es): Dias, Thiago Leandro da Silva
Autor(es): Dias, Thiago Leandro da Silva
Abstract: A exposição Ciência, Raça e Literatura envolve um projeto colaborativo que tem sido apresentado ao público geral e para professores(as) e estudantes da educação básica e superior desde o ano de 2013. Esse relato pretende sistematizar o processo de elaboração da exposição em questão, explicitando as intenções, fundamentos e dinâmicas de planejamento e montagem, como forma de caracterizar os princípios que orientam o processo de curadoria, por meio da análise documental da memória do trabalho de concepção e organização da exposição em arquivos derivados de reuniões de planejamento e do acervo expositivo, entremeados pela minha vivência como coautor do processo e do diálogo com outros(as) curadores(as). A relevância da experiência expositiva pode ser verificada em função de alguns dos seus princípios de curadoria e montagem (itinerante, contextual e com processo de curadoria autoral-coletiva), o que possibilita maior interlocução de atores e instituições na implementação de seus objetivos e princípios.
Palavras-chave: Concepção expográfica
Formação de professores-pesquisadores
Educação das relações étnico-raciais
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Revista Ciências & Ideias
Citação: DIAS, T. L. da S. Curadoria Autoral-Coletiva de uma exposição educativa sobre racismo científico: relatando experiências itinerantes. Revista Ciências & Ideias, v. 12, n. 2, p. 126-143, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34098
Data do documento: 15-Jul-2021
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIAS (2021) - CURADORIA AUTORAL-COLETIVA DE UMA EXPOSIÇÃO EDUCATIVA SOBRE RACISMO CIENTÍFICO.pdf393,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.