Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPARAQUETT, MARCIA-
dc.contributor.editorMATOS, Doris-
dc.contributor.editorPARAQUETT, Marcia-
dc.creatorPARAQUETT, MARCIA-
dc.date.accessioned2021-08-25T19:18:46Z-
dc.date.available2021-08-25T19:18:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPARAQUETT, Marcia. Questões imprescindíveis à formação de professores interculturais latino-americanos: o lugar da cultura de tradição oral e afrodescendente. In: MATOS, Doris; PARAQUETT, Marcia (Orgs.). Interculturalidade e Identidades. Formação de professores de Espanhol. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 73-100pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-232-1739-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34050-
dc.description.abstractMinha proposta é a de discutir alguns aspectos culturais que devem orientar a prática de professores de espanhol em formação, tomando a perspectiva intercultural e tendo a consciência de que falo a partir de um determinado lugar. Meu lugar é a Bahia, esse complexo espaço cultural, inserido no Brasil, que, por sua vez, se insere na América Latina. No propósito de ser objetiva, me atenho a duas perspectivas: na primeira, dou atenção à produção cultural latino-americana de cunho oral, enquanto na segunda, faço uma análise de algumas questões utilizadas nas provas de espanhol do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no intuito de observar a oportunidade que o referido exame estaria dando às culturas dos povos negros. Antes disso, no entanto, defino o que entendo por América Latina, valendo-me das acertadas discussões propostas por Ana Pizarro (2004) e Eurídice Figueiredo (2010), que nos ajudam a perceber a complexidade que há em torno desse termo, fortemente marcado por questões de ordem histórica e política.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectTradição oralpt_BR
dc.subjectTradição afro-latinapt_BR
dc.titleQuestões imprescindíveis à formação de professores interculturais latino-americanos: o lugar da cultura de tradição oral e afrodescendentept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.localpubSalvador/BApt_BR
dc.identifier.number1a. ediçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018 Questões imprescindíveis à formação de professores interculturais.pdf377,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.