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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O cenário escolar e acadêmico do Brasil antes e depois da “Lei do Espanhol”
Autor(es): PARAQUETT, Marcia
SILVA JR, Antônio Carlos
Autor(es): PARAQUETT, Marcia
SILVA JR, Antônio Carlos
Abstract: Com as drásticas mudanças ocorridas no cenário nacional brasileiro, a partir do impedimento da Presidenta Dilma Roussef e a ascensão do atual Presidente Michel Temer, houve, entre outros problemas, a revogação da Lei 11.161/2005, que instituiu a obrigatoriedade de oferta da Língua Espanhola como disciplina escolar no Ensino Médio, facultando-a ao Ensino Fundamental. Aquela lei, assinada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinha como principal objetivo aproximar o Brasil de países hispânicos da América Latina, provocando uma reciprocidade que, em médio prazo, poderia ser muito benéfica aos interesses políticos e humanísticos de nosso continente. Essa ruptura, embora inibitória, não apagará os resultados já obtidos ao longo dos doze anos em que a lei esteve vigente, já que se encontram muitos profissionais no mercado de trabalho, além de pesquisadores, formados ou em formação, nos variados Programas de Pós-graduação do Brasil. A partir do exposto, a proposta é refletir sobre o que se fez em nosso país a partir da Lei 11.161/2005, em especial nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com o objetivo de convidar à reflexão sobre o que nos espera a partir da revogação dessa lei, afetando a educação básica, a formação de professores e a produção científica
Palavras-chave: Espanhol
Políticas linguísticas
Lei 11.161
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Associação Brasileira de Hispanistas
Citação: PARAQUETT, Marcia; SILVA JUNIOR, Antônio Carlos. O cenário escolar e acadêmico do Brasil antes e depois da “Lei do Espanhol”. In: Abehache: revista da Associação Brasileira de Hispanistas, nº 15, 1º semestre 2019, p.69-84
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34045
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGLINC)

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