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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPARAQUETT, Marcia-
dc.contributor.authorSILVA JR, Antônio Carlos-
dc.contributor.editorRevista Abehache-
dc.creatorPARAQUETT, Marcia-
dc.creatorSILVA JR, Antônio Carlos-
dc.date.accessioned2021-08-25T19:02:13Z-
dc.date.available2021-08-25T19:02:13Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPARAQUETT, Marcia; SILVA JUNIOR, Antônio Carlos. O cenário escolar e acadêmico do Brasil antes e depois da “Lei do Espanhol”. In: Abehache: revista da Associação Brasileira de Hispanistas, nº 15, 1º semestre 2019, p.69-84pt_BR
dc.identifier.issn2238-3026-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34045-
dc.description.abstractCom as drásticas mudanças ocorridas no cenário nacional brasileiro, a partir do impedimento da Presidenta Dilma Roussef e a ascensão do atual Presidente Michel Temer, houve, entre outros problemas, a revogação da Lei 11.161/2005, que instituiu a obrigatoriedade de oferta da Língua Espanhola como disciplina escolar no Ensino Médio, facultando-a ao Ensino Fundamental. Aquela lei, assinada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinha como principal objetivo aproximar o Brasil de países hispânicos da América Latina, provocando uma reciprocidade que, em médio prazo, poderia ser muito benéfica aos interesses políticos e humanísticos de nosso continente. Essa ruptura, embora inibitória, não apagará os resultados já obtidos ao longo dos doze anos em que a lei esteve vigente, já que se encontram muitos profissionais no mercado de trabalho, além de pesquisadores, formados ou em formação, nos variados Programas de Pós-graduação do Brasil. A partir do exposto, a proposta é refletir sobre o que se fez em nosso país a partir da Lei 11.161/2005, em especial nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com o objetivo de convidar à reflexão sobre o que nos espera a partir da revogação dessa lei, afetando a educação básica, a formação de professores e a produção científicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Hispanistaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://revistaabehache.com.br/index.php/abehache/issue/view/15pt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectPolíticas linguísticaspt_BR
dc.subjectLei 11.161pt_BR
dc.titleO cenário escolar e acadêmico do Brasil antes e depois da “Lei do Espanhol”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberNúmero 15pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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