Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34045
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PARAQUETT, Marcia | - |
dc.contributor.author | SILVA JR, Antônio Carlos | - |
dc.contributor.editor | Revista Abehache | - |
dc.creator | PARAQUETT, Marcia | - |
dc.creator | SILVA JR, Antônio Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T19:02:13Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T19:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | PARAQUETT, Marcia; SILVA JUNIOR, Antônio Carlos. O cenário escolar e acadêmico do Brasil antes e depois da “Lei do Espanhol”. In: Abehache: revista da Associação Brasileira de Hispanistas, nº 15, 1º semestre 2019, p.69-84 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-3026 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34045 | - |
dc.description.abstract | Com as drásticas mudanças ocorridas no cenário nacional brasileiro, a partir do impedimento da Presidenta Dilma Roussef e a ascensão do atual Presidente Michel Temer, houve, entre outros problemas, a revogação da Lei 11.161/2005, que instituiu a obrigatoriedade de oferta da Língua Espanhola como disciplina escolar no Ensino Médio, facultando-a ao Ensino Fundamental. Aquela lei, assinada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinha como principal objetivo aproximar o Brasil de países hispânicos da América Latina, provocando uma reciprocidade que, em médio prazo, poderia ser muito benéfica aos interesses políticos e humanísticos de nosso continente. Essa ruptura, embora inibitória, não apagará os resultados já obtidos ao longo dos doze anos em que a lei esteve vigente, já que se encontram muitos profissionais no mercado de trabalho, além de pesquisadores, formados ou em formação, nos variados Programas de Pós-graduação do Brasil. A partir do exposto, a proposta é refletir sobre o que se fez em nosso país a partir da Lei 11.161/2005, em especial nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com o objetivo de convidar à reflexão sobre o que nos espera a partir da revogação dessa lei, afetando a educação básica, a formação de professores e a produção científica | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Hispanistas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://revistaabehache.com.br/index.php/abehache/issue/view/15 | pt_BR |
dc.subject | Espanhol | pt_BR |
dc.subject | Políticas linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Lei 11.161 | pt_BR |
dc.title | O cenário escolar e acadêmico do Brasil antes e depois da “Lei do Espanhol” | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | Número 15 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livro e Capítulo (PPGLINC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019 O cenário escolar e acadêmico do Brasil antes e depois da Lei do Espanhol.pdf | 529,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.