Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33974
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O intérprete de Libras, o professor e o desafio da inclusão de alunos surdos na escola pública: uma reflexão pedagógica
Autor(es): Andrade, Lorena Carvalho
Autor(es): Andrade, Lorena Carvalho
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar as atuações do professor e do intérprete de LIBRAS em uma escola pública regular, do Ensino Fundamental II. Este Estudo de Caso apresenta uma abordagem qualitativa, tendo a entrevista semi-estruturada como o instrumento da coleta de dados. A entrevista semi-estruturada foi realizada com uma intérprete de LIBRAS e uma professora de Artes que trabalham em uma escola estadual. Para tanto, foram selecionadas 33 perguntas, 19 direcionadas à intérprete de LIBRAS e 14 direcionadas à professora de Artes. A partir das análises dos dados, foi notado que é necessário uma maior interação entre o professor da escola e a intérprete de LIBRAS. Foi observado também que a intérprete de LIBRAS procura se relacionar da melhor forma com o professor, fazendo com que seu trabalho contribua com a construção do processo de aprendizagem dos alunos surdos, e no processo de ensino realizado pelo docente em sala de aula. A professora de Artes considera fundamental a presença da intérprete de LIBRAS no ambiente de ensino, destarte os alunos sentem-se mais seguros no ambiente escolar, facilitando o aprendizado na sala de aula. Os resultados obtidos com a entrevista revelaram que a intérprete de LIBRAS entrevistada e a professora de Artes, realizam o trabalho no ambiente escolar da melhor maneira possível, mostrando o quanto é importante manter um bom relacionamento entre os profissionais que trabalham na escola, assim o processo de ensino e de aprendizagem torna-se mais harmonioso. Desta forma os alunos podem fazer parte da sociedade sendo cidadãos críticos e construtores de suas próprias opiniões.
Palavras-chave: Intérprete de Libras
Professor da escola regular
Alunos surdos
Escola pública regular
CNPq: Educação Especial
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33974
Data do documento: 19-Ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORENA CARVALHO ANDRADE.pdf248,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.