Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33974
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O intérprete de Libras, o professor e o desafio da inclusão de alunos surdos na escola pública: uma reflexão pedagógica |
Autor(es): | Andrade, Lorena Carvalho |
Autor(es): | Andrade, Lorena Carvalho |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo investigar as atuações do professor e do intérprete de LIBRAS em uma escola pública regular, do Ensino Fundamental II. Este Estudo de Caso apresenta uma abordagem qualitativa, tendo a entrevista semi-estruturada como o instrumento da coleta de dados. A entrevista semi-estruturada foi realizada com uma intérprete de LIBRAS e uma professora de Artes que trabalham em uma escola estadual. Para tanto, foram selecionadas 33 perguntas, 19 direcionadas à intérprete de LIBRAS e 14 direcionadas à professora de Artes. A partir das análises dos dados, foi notado que é necessário uma maior interação entre o professor da escola e a intérprete de LIBRAS. Foi observado também que a intérprete de LIBRAS procura se relacionar da melhor forma com o professor, fazendo com que seu trabalho contribua com a construção do processo de aprendizagem dos alunos surdos, e no processo de ensino realizado pelo docente em sala de aula. A professora de Artes considera fundamental a presença da intérprete de LIBRAS no ambiente de ensino, destarte os alunos sentem-se mais seguros no ambiente escolar, facilitando o aprendizado na sala de aula. Os resultados obtidos com a entrevista revelaram que a intérprete de LIBRAS entrevistada e a professora de Artes, realizam o trabalho no ambiente escolar da melhor maneira possível, mostrando o quanto é importante manter um bom relacionamento entre os profissionais que trabalham na escola, assim o processo de ensino e de aprendizagem torna-se mais harmonioso. Desta forma os alunos podem fazer parte da sociedade sendo cidadãos críticos e construtores de suas próprias opiniões. |
Palavras-chave: | Intérprete de Libras Professor da escola regular Alunos surdos Escola pública regular |
CNPq: | Educação Especial |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33974 |
Data do documento: | 19-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LORENA CARVALHO ANDRADE.pdf | 248,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.