Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33973
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Saberes da experiência docente de uma professora de reforço escolar em processo de formação |
Autor(es): | Araújo, Ísis Sousa de |
Autor(es): | Araújo, Ísis Sousa de |
Abstract: | O presente memorial de formação tem por objetivo apresentar seu significado e importância, trazendo à tona a necessidade de compartilhar lembranças educacionais de modo crítico, ao mesmo tempo em que as transformo em uma experiência coletiva. Para tanto, começo refletindo sobre os saberes docentes e a importância de suas experiências para o professor, que sempre está em processo de formação e que também é produtor de conhecimento. No capítulo seguinte, exponho meu trabalho como professora de reforço escolar, cujo intuito é melhorar a qualidade da aprendizagem desses alunos, cuidando de esclarecer, ao mesmo tempo, que essa é a aprendizagem que buscamos para nós mesmos. Por fim, exibo os ensinamentos acadêmicos que foram determinantes para a superação de dificuldades apresentadas pelos alunos. Importa salientar, ainda, que não tenho como objetivo estabelecer verdades sobre o processo de aprendizagem, mas desbravar caminhos que levem à descoberta de propostas metodológicas de resultados superiores, ampliando a participação do professor no processo de produção do conhecimento. |
Palavras-chave: | Reforço escolar Processo de aprendizagem Métodos de ensino |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33973 |
Data do documento: | 19-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISIS SOUSA DE ARAUJO.pdf | 379,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.