Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Juliana Soares | - |
dc.creator | Ribeiro, Juliana Soares | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T16:30:54Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19T16:30:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33972 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo verificar os variados motivos que levam os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a evadirem da escola. Questionou-se quais as reais causas da evasão nesta modalidade de ensino? O fenômeno da evasão escolar se constitui como um dos graves problemas educacionais que dificultam a permanência dos educandos da EJA nos espaços escolares. Em relação ao método adotado como instrumento de análise do estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica, já que o processo de revisão bibliográfica oportuniza o estudo de um tema sob novas óticas e abordagens. Além dos motivos causadores da evasão escolar de educandos da EJA, constatou-se através da investigação no que se refere às políticas públicas para EJA, que quando existe algum tipo de ação que visa garantir a permanência no sistema escolar, as estratégias convergem em ações que supõem as causas do fenômeno as motivações e as questões pessoais. Do mesmo modo, os educandos trazem uma percepção de abandono e da permanência restrita a atributos pessoais e mais imediatistas, desassociados de toda a estrutura desigual do sistema social e econômico. Almeja-se com este estudo contribuir na avaliação das Políticas de Educação de Jovens e Adultos, bem como viabilizar o debate sobre as ações articuladas que visem à permanência dos educandos no processo de escolarização dos jovens e adultos que procuram a Rede de Educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Causas | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | A evasão dos alunos da EJA: por que é tão difícil continuar estudando? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA SOARES RIBEIRO.pdf | 277,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.