Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33954
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A formação do professor de espanhol na UFBA e sua inserção com a sociedade
Autor(es): Paraquett, Márcia
Autor(es): Paraquett, Márcia
Abstract: Minha proposta é a de apresentar o modelo de formação de professores que se adota no Curso de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ressaltando o diálogo que se procura estabelecer entre a formação e a prática profissional de nossos alunos, futuros professores na cidade de Salvador. De acordo com a reforma dos currícula universitários, o aluno/professor em formação precisa cumprir com uma extensa carga horária de estágio supervisionado, dividido em duas fases: na primeira, realizam-se as leituras teóricas que garantem a base para a produção de um projeto que deverá ser aplicado, já na segunda fase, em uma escola de ensino regular. Considerando ser fundamental a associação entre teoria e prática, e entre prática profissional e papel social, a base teórica pela qual se opta na UFBA é aquela que prevê um ensino voltado para a realidade sociocultural do aprendiz, e que se preocupa com a interculturalidade no processo de ensino- aprendizagem. A partir dessa orientação, os alunos/professores elaboram um projeto que consiste, na verdade, na produção de um material didático que deve preocupar-se com os seguintes aspectos: o contexto sociocultural da aprendizagem; a pluralidade linguística e cultural da língua espanhola; a ‘proximidade’ entre o português e o espanhol; a variedade de gêneros, tipos de textos e linguagens próprios à aprendizagem. Esses aspectos, consequentemente, levam a uma concepção de língua como expressão social e cultural. Desta forma, acredito, estamos preparando profissionais que possam dar conta de seu papel político e social, justamente neste momento crucial em que se encerra o prazo determinado pela Lei 11.161/2005.
Palavras-chave: Espanhol
Formação de professores
Interculturalidade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFMS
Citação: PARAQUETT, Marcia. A formação do professor de espanhol na UFBA e sua inserção com a sociedade. In: SANTOS, Rosana Cristina Zanelato; ESTEVES, Antonio Roberto, e RAMOS, Wellington Furtado: Hispanismo & fronteira. Campo Grande: Editora UFMS. 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33954
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011 Formação de professores de espanhol na UFBA.pdf289,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.