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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorParaquett, Márcia-
dc.contributor.editorSantos, Rosana Cristina Zanelato-
dc.contributor.editorEsteves, Antônio Roberto-
dc.contributor.editorRamos, Wellington Furtado-
dc.creatorParaquett, Márcia-
dc.date.accessioned2021-08-17T19:41:03Z-
dc.date.available2021-08-17T19:41:03Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPARAQUETT, Marcia. A formação do professor de espanhol na UFBA e sua inserção com a sociedade. In: SANTOS, Rosana Cristina Zanelato; ESTEVES, Antonio Roberto, e RAMOS, Wellington Furtado: Hispanismo & fronteira. Campo Grande: Editora UFMS. 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2237-4868-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33954-
dc.description.abstractMinha proposta é a de apresentar o modelo de formação de professores que se adota no Curso de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ressaltando o diálogo que se procura estabelecer entre a formação e a prática profissional de nossos alunos, futuros professores na cidade de Salvador. De acordo com a reforma dos currícula universitários, o aluno/professor em formação precisa cumprir com uma extensa carga horária de estágio supervisionado, dividido em duas fases: na primeira, realizam-se as leituras teóricas que garantem a base para a produção de um projeto que deverá ser aplicado, já na segunda fase, em uma escola de ensino regular. Considerando ser fundamental a associação entre teoria e prática, e entre prática profissional e papel social, a base teórica pela qual se opta na UFBA é aquela que prevê um ensino voltado para a realidade sociocultural do aprendiz, e que se preocupa com a interculturalidade no processo de ensino- aprendizagem. A partir dessa orientação, os alunos/professores elaboram um projeto que consiste, na verdade, na produção de um material didático que deve preocupar-se com os seguintes aspectos: o contexto sociocultural da aprendizagem; a pluralidade linguística e cultural da língua espanhola; a ‘proximidade’ entre o português e o espanhol; a variedade de gêneros, tipos de textos e linguagens próprios à aprendizagem. Esses aspectos, consequentemente, levam a uma concepção de língua como expressão social e cultural. Desta forma, acredito, estamos preparando profissionais que possam dar conta de seu papel político e social, justamente neste momento crucial em que se encerra o prazo determinado pela Lei 11.161/2005.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFMSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.titleA formação do professor de espanhol na UFBA e sua inserção com a sociedadept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.localpubCampo Grandept_BR
dc.identifier.number1a. ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGLINC)

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