Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Paraquett, Márcia | - |
dc.contributor.editor | Santos, Rosana Cristina Zanelato | - |
dc.contributor.editor | Esteves, Antônio Roberto | - |
dc.contributor.editor | Ramos, Wellington Furtado | - |
dc.creator | Paraquett, Márcia | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T19:41:03Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17T19:41:03Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | PARAQUETT, Marcia. A formação do professor de espanhol na UFBA e sua inserção com a sociedade. In: SANTOS, Rosana Cristina Zanelato; ESTEVES, Antonio Roberto, e RAMOS, Wellington Furtado: Hispanismo & fronteira. Campo Grande: Editora UFMS. 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-4868 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33954 | - |
dc.description.abstract | Minha proposta é a de apresentar o modelo de formação de professores que se adota no Curso de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ressaltando o diálogo que se procura estabelecer entre a formação e a prática profissional de nossos alunos, futuros professores na cidade de Salvador. De acordo com a reforma dos currícula universitários, o aluno/professor em formação precisa cumprir com uma extensa carga horária de estágio supervisionado, dividido em duas fases: na primeira, realizam-se as leituras teóricas que garantem a base para a produção de um projeto que deverá ser aplicado, já na segunda fase, em uma escola de ensino regular. Considerando ser fundamental a associação entre teoria e prática, e entre prática profissional e papel social, a base teórica pela qual se opta na UFBA é aquela que prevê um ensino voltado para a realidade sociocultural do aprendiz, e que se preocupa com a interculturalidade no processo de ensino- aprendizagem. A partir dessa orientação, os alunos/professores elaboram um projeto que consiste, na verdade, na produção de um material didático que deve preocupar-se com os seguintes aspectos: o contexto sociocultural da aprendizagem; a pluralidade linguística e cultural da língua espanhola; a ‘proximidade’ entre o português e o espanhol; a variedade de gêneros, tipos de textos e linguagens próprios à aprendizagem. Esses aspectos, consequentemente, levam a uma concepção de língua como expressão social e cultural. Desta forma, acredito, estamos preparando profissionais que possam dar conta de seu papel político e social, justamente neste momento crucial em que se encerra o prazo determinado pela Lei 11.161/2005. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFMS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espanhol | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.title | A formação do professor de espanhol na UFBA e sua inserção com a sociedade | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.localpub | Campo Grande | pt_BR |
dc.identifier.number | 1a. edição | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livro e Capítulo (PPGLINC)
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