Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33892
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os saberes e não saberes de professores de língua portuguesa: perspectiva formativa |
Autor(es): | Pires, Maria das Graças Porto |
Autor(es): | Pires, Maria das Graças Porto |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer os aspectos que delinearam a constituição dos (não)saberes dos professores de Língua Portuguesa sem formação específica. E como
objetivos específicos: descrever os caminhos que determinaram a trajetória dos professores de Língua Portuguesa, sem formação específica; identificar os (não)saberes específicos para o
ensino de Língua Portuguesa e analisar a constituição desses (não)saberes dos professores.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, de abordagem (auto)biográfica, a
partir das histórias de vida que utilizou para produção de dados os Ateliês Biográficos de
Projetos (ABP) proposto por Delory-Momberger (2012, 2014). O corpus da pesquisa é
composto pelas narrativas (auto)biográficas construídas nos encontros do ABP e empregamos
a análise de conteúdo, como técnica para análise dos dados. Na análise, estabelecemos três
categorias: 1) construção da trajetória (pessoal e profissional); 2) construção de
aprendizagens; 3) perspectiva de futuro e avaliação formativa. Constatamos que os
professores revelaram saberes e não saberes advindos das relações sociais e de sua formação
profissional; existem caminhos marcados por histórias de vida diferentes, mas que se
coincidem no encontro com a docência em Língua Portuguesa (LP); os ABP foram
reveladores de mudanças proporcionadas pelas experiências vivenciadas pelos participantes
que mostrou o valor formativo desse processo contínuo. Assim, a construção biográfica de si,
diferentes de outros processos formativos, contribuiu na construção de caminhos e de saberes
que dialogam com as identidades docentes. Portanto, os professores mostraram ter construído
no decorrer da vida, saberes a ensinar, mas com ausência de saberes para ensinar LP. ABSTRACT This research had as general objective to know the aspects that outlined the constitution of the (non) knowledge of Portuguese Language teachers without specific training. And as specific objectives: to describe the paths that determined the trajectory of the teachers of Portuguese Language, without specific formation; to identify specific (non) knowledge for Portuguese language teaching and to analyze the constitution of these (non) knowledge of teachers. This is a qualitative research, with an (autobiographical) approach, based on the life histories used by Delory-Momberger (2012, 2014) for the production of the Biographical Workshops of Projects (ABP). The corpus of the research is composed of the (auto) biographical narratives constructed in the ABP meetings and we use the content analysis, as a technique for data analysis. In the analysis, we established three categories: 1) construction of the trajectory (personal and professional); 2) learning construction; 3) perspective of future and formative evaluation. We found that teachers revealed knowledge and non-knowledge arising from social relations and their professional formation; there are paths marked by different life histories, but which coincide in the encounter with teaching in Portuguese Language (LP); the BPA were revealing of changes provided by the experiences experienced by the participants that showed the formative value of this continuous process. Thus, the biographical construction of oneself, different from other formative processes, contributed in the construction of paths and of knowledge that dialogue with the teaching identities. Therefore, teachers have shown that they have built in the course of their lives, knowledge to teach, but lack of knowledge to teach LP. |
Palavras-chave: | Sabres docentes Língua Portuguesa História de vida (Auto)biografia Teachers' knowledge Portuguese language Formation Life story (Auto) biography |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | FACED /UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33892 |
Data do documento: | 11-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - Versão Final.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.