Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33759
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Gaveta de ideias: um ponto de vista de processos criativos em figurino no teatro em Salvador
Autor : Abreu Agamenon Bomfim de
metadata.dc.creator: Abreu Agamenon Bomfim de
Resumen : Neste trabalho, dedico-me aos processos criativos em figurinos, exclusivamente aqueles destinados à cena teatral, de artistas atuantes no teatro de Salvador, e, em especial, dos figurinistas que contribuíram com as montagens do Núcleo do Teatro Castro Alves. Com uma breve contextualização histórica, na qual o figurinista é colocado em evidência, utilizo de metáforas para tratar da criação dentro do universo do figurino teatral. Através dos autores pesquisados e entrevistas feitas com artistas do métier do espetáculo, foi possível tangenciar questões referentes ao estudo e entendimento da imagem e do trabalho do figurinista. Como estudo de caso, analiso a experiência criativa de um dos profissionais que atuaram no Núcleo, bem como a minha, estabelecendo debates e pontos de intersecções entre ambos. Pretendo, desta maneira, contribuir para a visibilização de processos criativos em figurino de teatro, considerando a importância de apontamentos históricos e técnicos, em particular aqueles ligados ao fazimento do figurino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que valoriza o singular e a subjetividade de pesquisandos e pesquisadores, e que visa promover o encontro do pesquisador consigo mesmo, com os dados encontrados e com os sujeitos. Através desta pesquisa, deparei-me com a dificuldade em materializar e traduzir o ato criador em termos científicos. Ainda assim, em estado de aproximação do mesmo, apresento uma perspectiva singular, mobilizando subjetividades pelo viés de metáforas, sociologia, semiologia, cartografia, filosofia, histórias de vida, etc.
ABSTRACT In this work, I dedicate myself to the creative processes in costumes, exclusively those designated to the theatrical scene, of artists working in Salvador, and, in particular, of the costumers who contributed with the plays of ‘Núcleo do Teatro Castro Alves’ project. With a brief historical context, in which the costume designer is put in evidence, I use metaphors to deal with creation within the theatrical costumes’ universe. Through the researched authors and interviews with artists of the show's métier, it was possible to tangle questions regarding the study and understanding of the image and the work of the costume designer. As a case study, I analyze the creative experience of one of the professionals who worked at the Núcleo, as well as mine, establishing debates and points of intersection between both. In this way, I intend to contribute to the visualization of creative processes in costumes, considering the importance of historical and technical notes, in particular those related to the costume design. It is a qualitative research that values the singularity and the subjectivity of researched and researchers, and aims to promote the encounter of the researcher with herself, with the data found and with the subjects. Through this research, I have came across the difficulty of materializing and translating the creative act in scientific terms. Still, in a state of approximation of the same, I present a singular perspective, mobilizing subjectivities by the bias of metaphors, sociology, semiology, cartography, philosophy, life stories, etc.
Palabras clave : CRIATIVIDADE
PROCESSOS
FIGURINOS
TEATRO
metadata.dc.subject.cnpq: TEATRO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGAC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33759
Fecha de publicación : 19-jul-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTACAO_GavetadeIdeias_AGAMENON.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.