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Tipo: Tese
Título: Ciberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na cibercultura
Autor(es): Xavier, Antonete Araújo Silva
Autor(es): Xavier, Antonete Araújo Silva
Abstract: Esta tese objetiva compreender como os dispositivos digitais móveis e a conexão em rede podem potencializar uma ambiência formativa digital para professores do ensino fundamental I, numa escola pública em Salvador – BA. Esta pesquisa está vinculada ao projeto Baú Brincante, desenvolvido no GEPEL – UFBA em parceria acadêmica com a UNEB, a UESB e a Universidade de Sorbone - Paris 13. Teve como questão norteadora: como os dispositivos digitais móveis e a conexão em rede podem potencializar uma ambiência formativa digital para a formação de professores envolvidos no projeto Baú brincante, em uma escola pública em Salvador, Bahia?. O caminho metodológico está ancorado na abordagem epistemológica da multirreferencialidade, como método teve a pesquisa-formação na cibercultura com inspiração etnográfica. Adotou-se como objetivos específicos: a) estabelecer diálogos formativos com as professoras da escola-campo no ambiente digital, registrando as observações e reflexões de suas interações com a ambiência lúdica criada com o projeto Baú Brincante; b) refletir, em ambiências formativas, sobre os registros feitos com os dispositivos móveis sobre as observações do brincar social espontâneo na escola; c) Criar repertórios teóricos e metodológicos sobre a formação de professores sensibilizados com o brincar espontâneo na escola. Como principais resultados, pode-se afirmar: a) que os professores demonstraram envolvimento profundo com a construção da ambiência lúdica do Baú brincante; b) demonstraram compreensão e mediação sutil face as interações espontâneas junto as crianças; c) e participação efetiva em seu próprio processo de formação pedagógica no seio do Ciberateliê brincante. Finalmente, pode-se afirmar que com a pesquisa, se coaduna o potencial das interações ciberculturais mediante uso dos dispositivos digitais móveis na construção da ambiência formativa do Ciberateliê brincante - dispositivo formacional co-construído entre a pesquisadora e os professores no processo de formação sensível face ao brincar social espontâneo na escola de ensino fundamental.
ABSTRACT This thesis originates from the professional involvement with teaching, cyberculture and the activities developed in public schools around the university together with the team Toy University Library Paulo Freire of UNEB - Campus I. The research developed in the doctorate at the Federal University of Bahia - UFBA aims to understand how mobile digital devices and network connection can enhance a digital formative environment for elementary school teachers in a public school in Salvador - BA. This research is linked to the Baú Brincante project, developed at GEPEL - UFBA in academic partnership with UNEB, UESB and the University of Paris 13. The relevance of this research is part of a confluent movement of the conceptual triad: the playful ambience, the ambience digital training and spontaneous social play. It had as a guiding question: how can mobile digital devices and network connection enhance a digital formative environment for the training of teachers involved in the Baú Brincante project, in a public school in Salvador, Bahia ?. . The methodological path is anchored in the qualitative approach, with ethnographic inspiration. This is a research-formation in cyberculture, adopting the epistemological perspective of multi-referentiality The following specific objectives were adopted: a) to establish formative dialogues with the school-field teachers in the digital environment, recording the observations and reflections of their interactions with the playful ambience created with the Baú Brincante project; b) reflect, in formative environments, on the records made with mobile devices on the observations of spontaneous social play at school; c) Create theoretical and methodological repertoires on the training of teachers sensitized with spontaneous playing at school. As main results, it can be stated: a) that the teachers showed deep involvement with the construction of the playful ambience of the playful chest; b) demonstrated understanding and subtle mediation in the face of spontaneous interactions with children; c) and effective participation in their own pedagogical training process within the cyberateliêbrincante. Finally, it can be said that with research, the potential of cyber-cultural interactions is combined through the use of mobile digital devices in the construction of the formative ambience of the cyberateliê play - a training device co-built between the researcher and the teachers in the sensitive pedagogical training process spontaneous social playing.
Palavras-chave: Ambiência formativa digital
Ciber Pesquisa-formação
Baú Brincante
Brincar livre e espontâneo
Professores de ensino fundamental - Formação
Cibercultura
Aplicativos móveis
Brincadeiras
Ludicidade
Projeto Baú Brincante
Digital formative environment
Research-training in cyberculture
Playing Chest
Spontaneous social play
CNPq: Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33737
Data do documento: 13-Jul-2021
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