Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33720
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Ansiedade e desempenho acadêmico: um estudo com alunos de Ciências Contábeis
Authors: Reis, Clara Figueira
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira
metadata.dc.creator: Reis, Clara Figueira
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira
Abstract: O presente estudo analisou o fenômeno ansiedade entre estudantes de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública Brasileira, com o propósito de verificar se a mesma está significativamente associada ao desempenho acadêmico. A pesquisa é de caráter exploratório, com uma abordagem quantitativa, utilizando-se do questionário IDATE (Inventário de Ansiedade Traço-Estado), testado, validado e traduzido por Biaggio (1998). A amostra foi composta por 205 estudantes, do turno noturno, cursando entre o 2º e o 10º período do curso de graduação em Ciências Contábeis. As análises foram realizadas por meio dos testes “t” de Student, Correlação de Pearson e Análise de Regressão Linear Múltipla. De acordo com o levantamento bibliográfico, a ansiedade gera reações indesejadas no corpo, como dificuldade de concentração, “brancos”, inquietações e dores de cabeça, e estes efeitos causados pela ansiedade poderiam influenciar o desempenho acadêmico dos alunos. Os principais resultados do presente estudo indicam que, de fato, os estudantes mais ansiosos no cotidiano tendem a ficar mais ansiosos que os demais em momentos de avaliação, que as mulheres tendem a apresentar maiores níveis de ansiedade que os homens e que os alunos mais ansiosos, de final de curso, homens e que não participaram de atividades acadêmicas tendem a apresentar rendimentos acadêmicos inferiores aos demais. Consequentemente, de acordo com os resultados encontrados, os estudantes que compuseram a amostra da pesquisa poderiam potencialmente apresentar desempenho superiores, caso fosse possível controlar a sua ansiedade estado. Estes resultados sugerem que as instituições e professores, ao buscarem formas de diminuir os níveis de ansiedades dos discentes, poderiam elevar os níveis de rendimento acadêmico dos estudantes.
Keywords: Ansiedade
Desempenho Acadêmico
Ciências Contábeis
IDATE
Contabilidade
Estudantes universitários - Ansiedade
Ensino superior - Desempenho
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Advances in Scientific and Applied Accounting
Citation: REIS, C. F.; MIRANDA, G. J.; FREITAS, S. C. Ansiedade e desempenho acadêmico: um estudo com alunos de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 10, p. 319-333, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33720
Issue Date: 15-Sep-2017
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ansiedade e desempenho acadêmico_ASAA.pdf101,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.