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dc.contributor.authorReis, Clara Figueira-
dc.contributor.authorMiranda, Gilberto José-
dc.contributor.authorFreitas, Sheizi Calheira-
dc.creatorReis, Clara Figueira-
dc.creatorMiranda, Gilberto José-
dc.creatorFreitas, Sheizi Calheira-
dc.date.accessioned2021-07-10T19:39:31Z-
dc.date.available2021-07-10T19:39:31Z-
dc.date.issued2017-09-15-
dc.identifier.citationREIS, C. F.; MIRANDA, G. J.; FREITAS, S. C. Ansiedade e desempenho acadêmico: um estudo com alunos de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 10, p. 319-333, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1983-8611-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33720-
dc.description.abstractO presente estudo analisou o fenômeno ansiedade entre estudantes de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública Brasileira, com o propósito de verificar se a mesma está significativamente associada ao desempenho acadêmico. A pesquisa é de caráter exploratório, com uma abordagem quantitativa, utilizando-se do questionário IDATE (Inventário de Ansiedade Traço-Estado), testado, validado e traduzido por Biaggio (1998). A amostra foi composta por 205 estudantes, do turno noturno, cursando entre o 2º e o 10º período do curso de graduação em Ciências Contábeis. As análises foram realizadas por meio dos testes “t” de Student, Correlação de Pearson e Análise de Regressão Linear Múltipla. De acordo com o levantamento bibliográfico, a ansiedade gera reações indesejadas no corpo, como dificuldade de concentração, “brancos”, inquietações e dores de cabeça, e estes efeitos causados pela ansiedade poderiam influenciar o desempenho acadêmico dos alunos. Os principais resultados do presente estudo indicam que, de fato, os estudantes mais ansiosos no cotidiano tendem a ficar mais ansiosos que os demais em momentos de avaliação, que as mulheres tendem a apresentar maiores níveis de ansiedade que os homens e que os alunos mais ansiosos, de final de curso, homens e que não participaram de atividades acadêmicas tendem a apresentar rendimentos acadêmicos inferiores aos demais. Consequentemente, de acordo com os resultados encontrados, os estudantes que compuseram a amostra da pesquisa poderiam potencialmente apresentar desempenho superiores, caso fosse possível controlar a sua ansiedade estado. Estes resultados sugerem que as instituições e professores, ao buscarem formas de diminuir os níveis de ansiedades dos discentes, poderiam elevar os níveis de rendimento acadêmico dos estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAdvances in Scientific and Applied Accountingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.14392/asaa.2017100305pt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectIDATEpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Ansiedadept_BR
dc.subjectEnsino superior - Desempenhopt_BR
dc.titleAnsiedade e desempenho acadêmico: um estudo com alunos de Ciências Contábeispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberv. 10, n.3pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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