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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Reis, Clara Figueira | - |
dc.contributor.author | Miranda, Gilberto José | - |
dc.contributor.author | Freitas, Sheizi Calheira | - |
dc.creator | Reis, Clara Figueira | - |
dc.creator | Miranda, Gilberto José | - |
dc.creator | Freitas, Sheizi Calheira | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-10T19:39:31Z | - |
dc.date.available | 2021-07-10T19:39:31Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-15 | - |
dc.identifier.citation | REIS, C. F.; MIRANDA, G. J.; FREITAS, S. C. Ansiedade e desempenho acadêmico: um estudo com alunos de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 10, p. 319-333, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-8611 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33720 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo analisou o fenômeno ansiedade entre estudantes de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública Brasileira, com o propósito de verificar se a mesma está significativamente associada ao desempenho acadêmico. A pesquisa é de caráter exploratório, com uma abordagem quantitativa, utilizando-se do questionário IDATE (Inventário de Ansiedade Traço-Estado), testado, validado e traduzido por Biaggio (1998). A amostra foi composta por 205 estudantes, do turno noturno, cursando entre o 2º e o 10º período do curso de graduação em Ciências Contábeis. As análises foram realizadas por meio dos testes “t” de Student, Correlação de Pearson e Análise de Regressão Linear Múltipla. De acordo com o levantamento bibliográfico, a ansiedade gera reações indesejadas no corpo, como dificuldade de concentração, “brancos”, inquietações e dores de cabeça, e estes efeitos causados pela ansiedade poderiam influenciar o desempenho acadêmico dos alunos. Os principais resultados do presente estudo indicam que, de fato, os estudantes mais ansiosos no cotidiano tendem a ficar mais ansiosos que os demais em momentos de avaliação, que as mulheres tendem a apresentar maiores níveis de ansiedade que os homens e que os alunos mais ansiosos, de final de curso, homens e que não participaram de atividades acadêmicas tendem a apresentar rendimentos acadêmicos inferiores aos demais. Consequentemente, de acordo com os resultados encontrados, os estudantes que compuseram a amostra da pesquisa poderiam potencialmente apresentar desempenho superiores, caso fosse possível controlar a sua ansiedade estado. Estes resultados sugerem que as instituições e professores, ao buscarem formas de diminuir os níveis de ansiedades dos discentes, poderiam elevar os níveis de rendimento acadêmico dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Advances in Scientific and Applied Accounting | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.14392/asaa.2017100305 | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | IDATE | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários - Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Desempenho | pt_BR |
dc.title | Ansiedade e desempenho acadêmico: um estudo com alunos de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 10, n.3 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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