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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33629
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Aquino, Rita Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Ornelas, Ana Cláudia Andrade | - |
dc.creator | Ornelas, Ana Cláudia Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T22:43:26Z | - |
dc.date.available | 2021-06-24T22:43:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-24 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33629 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa propõe analisar as experiências de jovens educadoras e educandas de dança, a partir das transformações que ocorrem no trânsito entre aprender e ensinar, colocando em relevo o modo como estas experiências contribuem para a construção de marcos éticos, com base em princípios comunitários, emancipatórios e de cidadania. Tais experiências corroboram o fortalecimento da dimensão política e atitudinal nestas jovens nas comunidades das quais participam. O modo como veem o mundo, a sociedade, o corpo e a dança é modificado no exercício permanente do aprender. Os temas nucleares da pesquisa são os processos de ensino-aprendizagens em dança, relacionando-os com as proposições educação libertadora e decolonialidade. Em uma perspectiva comunitária, discute-se os elos que se formam por meio do aprender, como comunidades de sentido, em diálogo com a noção de corpomídia. São destacados os estudos do feminismo negro a partir de conceitos como empoderamento, interseccionalidade, para refletir sobre o cruzamento de marcadores que acompanham a trajetória de vida das participantes como gênero, idade, classe, raça e religiosidade. Os estudos dos movimentos sociais, de educação popular, de juventude e de cultura, que reverberaram no cenário nacional nos fins do século passado, contribuem como marcos históricos e como alicerces para entender a contemporaneidade. A etnografia e a autoetnografia são assumidas como abordagem metodológica, através da participação observante durante o Tirocínio Docente em componentes curriculares do eixo pedagógico da Licenciatura em Dança na Universidade Federal da Bahia e em outros contextos formais e não formais de educação em dança. A pesquisa opera na perspectiva da ecologia dos saberes, de modo a contribuir para a construção de novas epistemes, que podem ser compartilhadas e colocadas à disposição de pesquisadoras e pesquisadores, estudantes e comunidades, fortalecendo a universidade enquanto espaço público de interconhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação e cidadania | pt_BR |
dc.subject | Mulher negra | pt_BR |
dc.subject | Feminismo negro | pt_BR |
dc.title | Abrindo caminhos: jovens mulheres no trânsito entre aprender e ensinar. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Costa, Suzane | - |
dc.contributor.referees | Brandão, Ana | - |
dc.publisher.departament | ESCOLA DE DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Ana Claudia Ornelas.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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