https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33629
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Abrindo caminhos: jovens mulheres no trânsito entre aprender e ensinar. |
Autor : | Ornelas, Ana Cláudia Andrade |
metadata.dc.creator: | Ornelas, Ana Cláudia Andrade |
Resumen : | A pesquisa propõe analisar as experiências de jovens educadoras e educandas de dança, a partir das transformações que ocorrem no trânsito entre aprender e ensinar, colocando em relevo o modo como estas experiências contribuem para a construção de marcos éticos, com base em princípios comunitários, emancipatórios e de cidadania. Tais experiências corroboram o fortalecimento da dimensão política e atitudinal nestas jovens nas comunidades das quais participam. O modo como veem o mundo, a sociedade, o corpo e a dança é modificado no exercício permanente do aprender. Os temas nucleares da pesquisa são os processos de ensino-aprendizagens em dança, relacionando-os com as proposições educação libertadora e decolonialidade. Em uma perspectiva comunitária, discute-se os elos que se formam por meio do aprender, como comunidades de sentido, em diálogo com a noção de corpomídia. São destacados os estudos do feminismo negro a partir de conceitos como empoderamento, interseccionalidade, para refletir sobre o cruzamento de marcadores que acompanham a trajetória de vida das participantes como gênero, idade, classe, raça e religiosidade. Os estudos dos movimentos sociais, de educação popular, de juventude e de cultura, que reverberaram no cenário nacional nos fins do século passado, contribuem como marcos históricos e como alicerces para entender a contemporaneidade. A etnografia e a autoetnografia são assumidas como abordagem metodológica, através da participação observante durante o Tirocínio Docente em componentes curriculares do eixo pedagógico da Licenciatura em Dança na Universidade Federal da Bahia e em outros contextos formais e não formais de educação em dança. A pesquisa opera na perspectiva da ecologia dos saberes, de modo a contribuir para a construção de novas epistemes, que podem ser compartilhadas e colocadas à disposição de pesquisadoras e pesquisadores, estudantes e comunidades, fortalecendo a universidade enquanto espaço público de interconhecimento. |
Palabras clave : | Dança Dança - Estudo e ensino Educação e cidadania Mulher negra Feminismo negro |
metadata.dc.subject.cnpq: | Dança |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33629 |
Fecha de publicación : | 24-jun-2021 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGDANCA) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Dissertação Ana Claudia Ornelas.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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