Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33569
Tipo: Tese
Título: Avaliação energética e ambiental do saneamento baseado em recursos para aproveitamento da urina humana na agricultura
Autor(es): Medeiros, Diego Lima
Autor(es): Medeiros, Diego Lima
Abstract: O propósito desse trabalho foi contribuir com a promoção de soluções ecológicas e escaláveis para o saneamento doméstico, especificamente aquelas referentes à recuperação de recursos. O objetivo da tese foi avaliar o desempenho energético e ambiental do ciclo de vida do aproveitamento dos recursos naturais do saneamento doméstico no contexto brasileiro, especificamente na região semiárida. Assim, foi apresentado um referencial teórico dos temas relacionados à sustentabilidade ambiental, ferramentas da ecologia industrial como Produção Mais Limpa (PML), Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e Análise de Fluxo de Material (AFM), relação do saneamento doméstico com os recursos hídricos, energéticos e nutrientes, assim como diferentes sistemas de tratamento do efluente doméstico. O referencial teórico sobre aproveitamento da urina humana na agricultura apresentou o estado-da-arte desse tema. A gestão da urina humana foi analisada nos aspectos técnicos, energéticos e econômicos com um estudo de caso da região Portal do Sertão no estado da Bahia (Brasil). O desempenho energético e ambiental do ciclo de vida da separação da urina humana até a sua aplicação como fertilizante na agricultura foi analisado em distintos cenários de transporte, volatilização da amônia e coprodutos em comparação às práticas predominantes. O método Cone-Invertido foi proposto para melhorar continuamente a qualidade da informação, apoiar a tomada de decisão, e estruturar a política pública de avanço tecnocientífico e cumprimento de metas ambientais. Os resultados demonstraram que o aproveitamento dos recursos do saneamento doméstico foi potencialmente promissor e mais ecoeficiente que as soluções predominantes, principalmente devido à redução das demandas hídrica e energética; redução do lançamento dos nutrientes nos mananciais hídricos ou da necessidade de removê-los do efluente tratado a nível secundário; redução da produção dos fertilizantes minerais; assim como a promoção da economia circular com o aumento da oferta de recursos em âmbito regional. A segregação dos fluxos do esgoto doméstico se mostrou vantajosa comparada a práticas predominantes nas categorias avaliadas, principalmente em regiões com proximidade entre a fonte geradora e o local de aplicação do fertilizante. Portanto, o setor de saneamento doméstico deve ser planejado em conjunto com os setores de habitação, fertilizantes e agricultura para aumentar a eficiência do uso dos recursos de uma região. Recomenda-se que as soluções sanitárias sejam articuladas com as disponibilidades de recursos locais para garantir a segurança hídrica, energética e alimentar, assim como justiça social e viabilidade econômica.
Palavras-chave: Prevenção da poluição
Ecologia industrial
Esgotamento sanitário
Urina humana
CNPq: Engenharia de Produção
Engenharia Sanitária
Saneamento Ambiental
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33569
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:Tese (PEI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Avaliação energética e ambiental do saneamento baseado em recursos....pdf7,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.