Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, Bárbara Carine Soares-
dc.contributor.authorFigueiredo, Daiana Dias Ribeiro-
dc.creatorFigueiredo, Daiana Dias Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-06-01T12:20:23Z-
dc.date.available2021-06-01T12:20:23Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.date.submitted2019-07-04-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33524-
dc.description.abstractA tecnologia está totalmente vinculada à ciência, pois se tornou um veículo transformador da relação do homem com o mundo. Com ela, a possibilidade de transformações em qualquer campo do conhecimento é emergente. O veículo em questão é contínuo e mutável; e invadiu todas as esferas da sociedade, inclusive a educação, modificando a forma de aprender e ensinar. Não cabe mais ensinar como se ensinava há 10 ou 20 anos. É urgente o repensar, sobretudo, metodológico. Nosso foco, nessa investigação, é trazer impressões acerca das tecnologias, principalmente as digitais, associadas à educação, bem como a presença delas no fazer pedagógico. Associada às tecnologias digitais, o processo de ensino, vem se modificando ao longo dos anos, à medida que a tecnologia avança. Uma tendência do uso das tecnologias digitais é resumir, o papel do/da docente, numa perspectiva metodológica, em mediar o uso das tecnologias digitais em sala de aula. Nesse processo, os/as educadores/as são os pares mais capazes, e nenhuma tecnologia digital será capaz de superar as variáveis formas de ensinar que o/a professor/a agrega consigo ao longo de suas construções históricas e sociais. É nesse recorte ontológico que a pesquisa objetiva interpretar, a partir da análise do discurso, a presença dos objetos educacionais digitais no processo de ensino como recurso didático nas aulas de Química, numa escola da rede básica de ensino. A análise dos dados nos possibilitou um movimento reflexivo sobre as limitações e potencialidades do processo de ensino ao utilizar as tecnologias digitais como recurso didático.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Technology is totally linked to science, as it has become a vehicle for transforming man's relationship with the world. With it, the possibility of transformations in any field of knowledge is emerging. The vehicle in question is continuous and changeable; and invaded all spheres of society, including education, modifying the way of learning and teaching. It is no longer possible to teach as taught for 10 or 20 years. It is urgent to rethink, above all, methodological. Our focus, in this research, is to bring impressions about the technologies, especially the digital ones, associated to the education, as well as the presence of them in the pedagogical doing. Associated with digital technologies, the teaching process has been changing over the years as technology advances. One tendency of the use of digital technologies is to summarize the role of the teacher in a methodological perspective in mediating the use of digital technologies in the classroom. In this process, educators are the most capable peers, and no digital technology will be able to overcome the variable ways of teaching that the teacher aggregates with them throughout their historical and social constructions. It is in this ontological clipping that the research aims to interpret, from the analysis of the discourse, the presence of digital educational objects in the teaching process as didactic resource in Chemistry classes, in a school of the basic network of education. The analysis of the data allowed us a reflexive movement on the limitations and potentialities of the teaching process when using digital technologies as didactic resourcept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObjetos Educacionais Digitais,pt_BR
dc.subjectTecnologias na Educação,pt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAnálise do discurso.pt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectInovações tenológicaspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectChemistry Teachingpt_BR
dc.subjectDigital Educational Objectspt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectTechnologies in Educationpt_BR
dc.titleA presença dos objetos educacionais digitais como recurso didático nas aulas de química.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Jailson Alves dos-
dc.contributor.refereesMesseder, Hélio da Silva-
dc.contributor.refereesMenezes, Karina Moreira-
dc.contributor.refereesOliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de-
dc.contributor.refereesPinheiro, Bárbara Carine Soares-
dc.contributor.refereesSantos, Jailson Alves dos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçaopt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - DAIANA DIAS - versão para repositório.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.