Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33501
Tipo: Tese
Título: CORPO NATUREZA E EDUCAÇÃO HÁPTICA- A DANÇA COMO PROPOSTA ECOSSOMÁTICA DA SENSOPERCEPÇÃO
Autor(es): BEZERRA, MARTA
Autor(es): BEZERRA, MARTA
Abstract: Esta pesquisa propõe investigar o Corpo-Natureza nos processos artístico-pedagógicos em dança, tendo como referencial a interação, a comunicação e investigação sobre a linguagem da natureza em suas múltiplas texturas e configurações Corpo-Natureza. O foco, portanto, consiste em conhecer, ressignificar e identificar o ser humano enquanto parte integrante dos fenômenos naturais, abrindo caminhos metodológicos para o desenvolvimento da Educação Háptica. O tocar e ser tocado pela natureza, tendo como principal eixo a percepção tátil, está alinhado com os estudos sobre o campo gravitacional, numa abordagem somática, ecológica e, política. Experiências vivenciadas, a partir do contato do corpo com as texturas da natureza, são reconhecidas nesta pesquisa como alavancas para o desenvolvimento de habilidades próprias do sentido háptico . Na perspectiva de uma dança, em contato com a natureza, capaz de despertar a percepção multissensorial e a inteligência proprioceptiva, os estudos sobre os processos cognitivos, biopoliticos e somáticos aqui propostos têm como principais influências a Teoria Geral da Relatividade, a Multirreferencialidade, a Teoria da Complexidade, o Biocentrismo, a Ecologia Profunda e a Decolonialidade, os Campos Morfogenéticos, Psicologia Analítica Junguiana, a fim de refletir sobre experiências artístico-pedagógicas de dança em espaços naturais. Esta pesquisa tem como função organizar procedimentos metodológicos capazes de facilitar e orientar os praticantes no desenvolvimento da Educação Háptica centrada na compreensão das cosmovisões de culturas e no valor inerente e intrínseco do Corpo-Território de todos os seres viventes. Copilados de experimentos de corpos em espaços e texturas naturais, os procedimentos aqui apresentados são organizados a partir da interseção de princípios fisiológicos, cognitivos e físicos realizados em estudos ecossomáticos focados na investigação de processos criativos relacionados com a comunicação com a natureza.
This research proposes to investigate the Body-Nature in artistic-pedagogical dance processes, having the interaction, communication and investigation about the language of nature in its multiple textures and Body-Nature’s configurations as references. The focus of this work, therefore, is knowing, reframing and identifying the human being as an integral part of natural phenomena, opening methodological paths for the development of Haptic Education. The experience of touching and being touched by nature, with tactile perception as the main axis, is aligned with studies on the gravitational field, in a somatic, ecological and political approach. This research recognizes body experiences of contact with the textures of nature as levers for the development of skills specific to the haptic sense. The perspective adopted here is of a dance that is in contact with nature, capable of awakening multisensory perception and proprioceptive intelligence. In order to reflect on artistic-pedagogical experiences of dance in natural spaces, the main influences on the cognitive, biopolitical and somatic processes proposed in this work are the General Theory of Relativity, Multirreferentiality, Theory Complexity, Biocentrism, Deep Ecology and Decoloniality. This research has the function of organizing methodological procedures capable of facilitating and guiding practitioners in the development of Haptic Education centered on the understanding of worldviews of cultures and on the inherent and intrinsic value of the Body-Territory of all living beings. Drawing from body experiments in natural spaces and textures, the procedures presented here are in the intersection of physiological, cognitive and physical principles carried out in ecosomatic and ecoperformative studies focused on the investigation of creative processes related to communication with nature.
Palavras-chave: Dança
Educação Somática
Educação Ambiental
Educação Háptica
Ecossomática
Ecoperformance
Sensopercepção
Cognição Inventiva
Ecologia Política
CNPq: Artes
Educação
Física
Psicologia
Ecologia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33501
Data do documento: 27-Mai-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese final doutorado Marta Bezerra 2021 publicação 3.docx.pdf24,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.