Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSEBIANE, LEONARDO-
dc.contributor.authorBEZERRA, MARTA-
dc.creatorBEZERRA, MARTA-
dc.date.accessioned2021-05-27T14:13:51Z-
dc.date.available2021-05-27T14:13:51Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.date.submitted2021-04-20-
dc.identifier.issnTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33501-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe investigar o Corpo-Natureza nos processos artístico-pedagógicos em dança, tendo como referencial a interação, a comunicação e investigação sobre a linguagem da natureza em suas múltiplas texturas e configurações Corpo-Natureza. O foco, portanto, consiste em conhecer, ressignificar e identificar o ser humano enquanto parte integrante dos fenômenos naturais, abrindo caminhos metodológicos para o desenvolvimento da Educação Háptica. O tocar e ser tocado pela natureza, tendo como principal eixo a percepção tátil, está alinhado com os estudos sobre o campo gravitacional, numa abordagem somática, ecológica e, política. Experiências vivenciadas, a partir do contato do corpo com as texturas da natureza, são reconhecidas nesta pesquisa como alavancas para o desenvolvimento de habilidades próprias do sentido háptico . Na perspectiva de uma dança, em contato com a natureza, capaz de despertar a percepção multissensorial e a inteligência proprioceptiva, os estudos sobre os processos cognitivos, biopoliticos e somáticos aqui propostos têm como principais influências a Teoria Geral da Relatividade, a Multirreferencialidade, a Teoria da Complexidade, o Biocentrismo, a Ecologia Profunda e a Decolonialidade, os Campos Morfogenéticos, Psicologia Analítica Junguiana, a fim de refletir sobre experiências artístico-pedagógicas de dança em espaços naturais. Esta pesquisa tem como função organizar procedimentos metodológicos capazes de facilitar e orientar os praticantes no desenvolvimento da Educação Háptica centrada na compreensão das cosmovisões de culturas e no valor inerente e intrínseco do Corpo-Território de todos os seres viventes. Copilados de experimentos de corpos em espaços e texturas naturais, os procedimentos aqui apresentados são organizados a partir da interseção de princípios fisiológicos, cognitivos e físicos realizados em estudos ecossomáticos focados na investigação de processos criativos relacionados com a comunicação com a natureza.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes to investigate the Body-Nature in artistic-pedagogical dance processes, having the interaction, communication and investigation about the language of nature in its multiple textures and Body-Nature’s configurations as references. The focus of this work, therefore, is knowing, reframing and identifying the human being as an integral part of natural phenomena, opening methodological paths for the development of Haptic Education. The experience of touching and being touched by nature, with tactile perception as the main axis, is aligned with studies on the gravitational field, in a somatic, ecological and political approach. This research recognizes body experiences of contact with the textures of nature as levers for the development of skills specific to the haptic sense. The perspective adopted here is of a dance that is in contact with nature, capable of awakening multisensory perception and proprioceptive intelligence. In order to reflect on artistic-pedagogical experiences of dance in natural spaces, the main influences on the cognitive, biopolitical and somatic processes proposed in this work are the General Theory of Relativity, Multirreferentiality, Theory Complexity, Biocentrism, Deep Ecology and Decoloniality. This research has the function of organizing methodological procedures capable of facilitating and guiding practitioners in the development of Haptic Education centered on the understanding of worldviews of cultures and on the inherent and intrinsic value of the Body-Territory of all living beings. Drawing from body experiments in natural spaces and textures, the procedures presented here are in the intersection of physiological, cognitive and physical principles carried out in ecosomatic and ecoperformative studies focused on the investigation of creative processes related to communication with nature.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação Somáticapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEducação Hápticapt_BR
dc.subjectEcossomáticapt_BR
dc.subjectEcoperformancept_BR
dc.subjectSensopercepçãopt_BR
dc.subjectCognição Inventivapt_BR
dc.subjectEcologia Políticapt_BR
dc.titleCORPO NATUREZA E EDUCAÇÃO HÁPTICA- A DANÇA COMO PROPOSTA ECOSSOMÁTICA DA SENSOPERCEPÇÃOpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFERRAZ, DANIELA-
dc.contributor.refereesCAMPOS, HÉLIO-
dc.contributor.refereesCAMPOS, LAURA-
dc.contributor.refereesRENGEL, LENIRA-
dc.contributor.refereesALCÂNTARA, PAULO-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
dc.subject.cnpqEcologiapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese final doutorado Marta Bezerra 2021 publicação 3.docx.pdf24,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.