Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33449
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TECENDO NARRATIVAS COM O FIO-AFETO DO TEATRO: EXPERIÊNCIA CÊNICA COM JOVENS DA COMUNIDADE DE CATU DE ABRANTES / GRUPO COMVIDA
Autor(es): SALES, Mirella Matos
Autor(es): SALES, Mirella Matos
Abstract: Trata-se de um estudo sobre a compreensão do percurso artístico-pedagógico de uma licencianda em teatro, através de seus aprendizados nos cursos de Interpretação Teatral e Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro da UFBA, articulando memórias emotivas, dilemas e percepções sobre experiências na educação formal e não-formal, esta vivenciada em processos contínuos de criações cênicas com o Grupo de Teatro Comvida, formado por jovens de classes populares, moradoras/es de Catu de Abrantes. Objetiva-se delinear a pedagogia de teatro que vem desenvolvendo, ano a ano, com jovens do Grupo Comvida, em processos dialógicos, colaborativos e de improvisações teatrais, aprofundada no último estágio docente de seu curso de Licenciatura em Teatro, culminando com uma encenação que revela uma poética de base comunitária capaz de evidenciar os interesses, os sonhos, inquietações e a luta de jovens atrizes e atores em sua maioria afrodescendentes. Seus autores de referência são Paulo Freire, pela Importância do Ato de Ler; Maria Eugênia Milet e Paulo Dourado, pelo Manual de Criatividades; Célida Salume, pela Fome de Quê? Processos de Criação Teatral na Rede Pública de Ensino de Salvador; Viola Spolin, pela Improvisação para o Teatro; Augusto Boal, pelo Teatro do Oprimido; Beatriz Cabral, pelo Drama como Método de Ensino; Luiz Rufino Rodrigues Junior, pela Pedagogia das Encruzilhadas. Configura-se, como possível conclusão, caminhos abertos para novas perguntas que instigam o teatro e a educação.
Palavras-chave: Teatro-educação
Jovens
Comunidade
Resistência
CNPq: Artes
País: Brasil
Sigla da Instituição: ETUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33449
Data do documento: 18-Mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MMS_ETUFBA.docx.pdf17,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.