Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | MILET, Maria Eugênia Viveiros | - |
dc.contributor.author | SALES, Mirella Matos | - |
dc.creator | SALES, Mirella Matos | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T12:52:02Z | - |
dc.date.available | 2021-05-18T12:52:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33449 | - |
dc.description.abstract | Trata-se de um estudo sobre a compreensão do percurso artístico-pedagógico de uma
licencianda em teatro, através de seus aprendizados nos cursos de Interpretação Teatral e
Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro da UFBA, articulando memórias emotivas,
dilemas e percepções sobre experiências na educação formal e não-formal, esta vivenciada
em processos contínuos de criações cênicas com o Grupo de Teatro Comvida, formado por
jovens de classes populares, moradoras/es de Catu de Abrantes. Objetiva-se delinear a
pedagogia de teatro que vem desenvolvendo, ano a ano, com jovens do Grupo Comvida, em
processos dialógicos, colaborativos e de improvisações teatrais, aprofundada no último
estágio docente de seu curso de Licenciatura em Teatro, culminando com uma encenação que
revela uma poética de base comunitária capaz de evidenciar os interesses, os sonhos,
inquietações e a luta de jovens atrizes e atores em sua maioria afrodescendentes. Seus
autores de referência são Paulo Freire, pela Importância do Ato de Ler; Maria Eugênia Milet
e Paulo Dourado, pelo Manual de Criatividades; Célida Salume, pela Fome de Quê?
Processos de Criação Teatral na Rede Pública de Ensino de Salvador; Viola Spolin, pela
Improvisação para o Teatro; Augusto Boal, pelo Teatro do Oprimido; Beatriz Cabral, pelo
Drama como Método de Ensino; Luiz Rufino Rodrigues Junior, pela Pedagogia das
Encruzilhadas. Configura-se, como possível conclusão, caminhos abertos para novas
perguntas que instigam o teatro e a educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro-educação | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.title | TECENDO NARRATIVAS COM O FIO-AFETO DO TEATRO: EXPERIÊNCIA CÊNICA COM JOVENS DA COMUNIDADE DE CATU DE ABRANTES / GRUPO COMVIDA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | OLIVEIRA, U.S.M.A.Urânia | - |
dc.contributor.referees | BRITO, Marcelo Sousa | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.initials | ETUFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro
|