Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.contributor.author | Santos, Vanessa Bento Dos | - |
dc.creator | Santos, Vanessa Bento Dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-14T11:29:14Z | - |
dc.date.available | 2021-05-14T11:29:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33430 | - |
dc.description.abstract | Este estudo visa responder se os Professores Cursistas do PROINFANTIL - Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil do Ministério da Educação- MEC, que tem uma equipe de gerenciamento pedagógico no estado da Bahia, localizado na Faculdade de Educação-FACED-UFBA, incluem na sua prática a literatura e , mais especificamente , a contação de história, uma vez que esses referenciais fazem parte de seu processo de formação.Para responder a essa pergunta, realizei pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo a leitura como norteadora de ambas. Da pesquisa bibliográfica, constaram títulos sobre a literatura e contação de histórias como também o Guia Geral do PROINFANTIL, informativo sobre o programa. Para realizar a pesquisa de campo, escolhi dois espaços. Um foi o espaço da Formação Estadual, promovida pela UFBA-FACED, em parceria com o estado e que ocorreu no ano de 2010, nos meses de janeiro, junho e dezembro, e intencionalmente dois municípios onde o PROINFANTIL está presente: Salvador e Vitória da Conquista.Salvador foi escolhido, porque reúne um grande número de professores cursistas e Vitória da Conquista, porque a agência do município foi visitada com mais frequência por mim e, assim, poderia coletar mais informações. Para coletar as informações, observei, em cada município, a um Encontro Quinzenal de cada Agência, e duas práticas pedagógicas em Vitória da Conquista. Os resultados mostraram que a literatura, especialmente, a contação de histórias está presente nas situações estudadas e que a formação dos professores, promovida pela equipe PROINFANTIL UFBA-, FACED, exerce também influencia sobre o constatado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PROINFANTIL | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Contação de Histórias | pt_BR |
dc.title | A literatura no proinfantil histórias em municípios da Bahia. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.contributor.referees | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.contributor.referees | Lapa, Rosemary | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educaçao | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VANESSA_17DEJULHO2001.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.