Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.authorSantos, Vanessa Bento Dos-
dc.creatorSantos, Vanessa Bento Dos-
dc.date.accessioned2021-05-14T11:29:14Z-
dc.date.available2021-05-14T11:29:14Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33430-
dc.description.abstractEste estudo visa responder se os Professores Cursistas do PROINFANTIL - Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil do Ministério da Educação- MEC, que tem uma equipe de gerenciamento pedagógico no estado da Bahia, localizado na Faculdade de Educação-FACED-UFBA, incluem na sua prática a literatura e , mais especificamente , a contação de história, uma vez que esses referenciais fazem parte de seu processo de formação.Para responder a essa pergunta, realizei pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo a leitura como norteadora de ambas. Da pesquisa bibliográfica, constaram títulos sobre a literatura e contação de histórias como também o Guia Geral do PROINFANTIL, informativo sobre o programa. Para realizar a pesquisa de campo, escolhi dois espaços. Um foi o espaço da Formação Estadual, promovida pela UFBA-FACED, em parceria com o estado e que ocorreu no ano de 2010, nos meses de janeiro, junho e dezembro, e intencionalmente dois municípios onde o PROINFANTIL está presente: Salvador e Vitória da Conquista.Salvador foi escolhido, porque reúne um grande número de professores cursistas e Vitória da Conquista, porque a agência do município foi visitada com mais frequência por mim e, assim, poderia coletar mais informações. Para coletar as informações, observei, em cada município, a um Encontro Quinzenal de cada Agência, e duas práticas pedagógicas em Vitória da Conquista. Os resultados mostraram que a literatura, especialmente, a contação de histórias está presente nas situações estudadas e que a formação dos professores, promovida pela equipe PROINFANTIL UFBA-, FACED, exerce também influencia sobre o constatado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPROINFANTILpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectContação de Históriaspt_BR
dc.titleA literatura no proinfantil histórias em municípios da Bahia.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesLapa, Rosemary-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçaopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA_17DEJULHO2001.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.