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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Uma análise semiótica sobre como foi construído o mito Jair Messias Bolsonaro na narrativa do jogo bolsomito 2k18
Autor : Silva, Ana Esther Santos Gomes da
metadata.dc.creator: Silva, Ana Esther Santos Gomes da
Resumen : A presente dissertação tem como principal objetivo investigar e compreender como se estabeleceram os programas narrativos que compõem o percurso gerativo de sentido, os quais construíram o mito Jair Messias Bolsonaro – candidato às eleições presidenciais em 2018 – no videogame eletrônico do gênero beat n’ up de nome Bolsomito 2k18, desenvolvido pela BS Studios, lançado em 5 de outubro do mesmo ano. Nesse sentido, será utilizada como fundamentação teórica para o presente estudo de caso, a semiótica greimasiana, mais especificamente, a sintaxe/semântica estrutural, a saber: a metodologia do quadrado semiótico, e dos princípios semiológicos de organização da narrativa e de análise do discurso, postulados pelo linguista, semiólogo e filólogo Algirdas Julius Greimas em suas obras Semântica Estrutural (1966), Sobre o Sentido II: Ensaios Semióticos (1983), A Semiótica das Paixões (1993) – de coautoria Jacques Fontanille. Também servem de base para a presente investigação e análise, os textos dos semioticistas Roland Barthes (2009), José Fiorin (2011) e Diana Barros (1997), bem como José Petrúcio Farias Júnior (2010) e Hermano de França Rodrigues (2014). Além da semiótica, o presente texto também problematiza fatores conjunturais, políticos e sócio comunicacionais (como a Pós-Verdade e as Fake News), se apoiando para tal em autores como Gomes e Dourado (2019), Santaella (2018), Tesich (1994), elementos da teoria dos jogos, se amparando em autores como Huizinga (2000), Schuytema (2008), Saneto (2007), além de absorver contribuições dos estudos culturais, especialmente do conceito de hegemonia tal como interpretado por Williams e da primeira geração da teoria crítica da Escola de Frankfurt, especialmente através do conceito de Razão Instrumental, tal como versada por Max Horkheimer e Adorno.
Palabras clave : Mito
Semiotica greimasiana
Percurso gerativo de sentido
Narratividade
Narrativas míticas
Programa narrativo
Quadrado semiótico
Contratos
Espera fiducia
Razão instrumental
Video games eletrônicos
Jair bolsonaro
Eleições presidenciais 2018
Simulacros
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33368
Fecha de publicación : 10-may-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

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