Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Tarcisio de Sá-
dc.contributor.authorSilva, Ana Esther Santos Gomes da-
dc.creatorSilva, Ana Esther Santos Gomes da-
dc.date.accessioned2021-05-10T12:06:01Z-
dc.date.available2021-05-10T12:06:01Z-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33368-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como principal objetivo investigar e compreender como se estabeleceram os programas narrativos que compõem o percurso gerativo de sentido, os quais construíram o mito Jair Messias Bolsonaro – candidato às eleições presidenciais em 2018 – no videogame eletrônico do gênero beat n’ up de nome Bolsomito 2k18, desenvolvido pela BS Studios, lançado em 5 de outubro do mesmo ano. Nesse sentido, será utilizada como fundamentação teórica para o presente estudo de caso, a semiótica greimasiana, mais especificamente, a sintaxe/semântica estrutural, a saber: a metodologia do quadrado semiótico, e dos princípios semiológicos de organização da narrativa e de análise do discurso, postulados pelo linguista, semiólogo e filólogo Algirdas Julius Greimas em suas obras Semântica Estrutural (1966), Sobre o Sentido II: Ensaios Semióticos (1983), A Semiótica das Paixões (1993) – de coautoria Jacques Fontanille. Também servem de base para a presente investigação e análise, os textos dos semioticistas Roland Barthes (2009), José Fiorin (2011) e Diana Barros (1997), bem como José Petrúcio Farias Júnior (2010) e Hermano de França Rodrigues (2014). Além da semiótica, o presente texto também problematiza fatores conjunturais, políticos e sócio comunicacionais (como a Pós-Verdade e as Fake News), se apoiando para tal em autores como Gomes e Dourado (2019), Santaella (2018), Tesich (1994), elementos da teoria dos jogos, se amparando em autores como Huizinga (2000), Schuytema (2008), Saneto (2007), além de absorver contribuições dos estudos culturais, especialmente do conceito de hegemonia tal como interpretado por Williams e da primeira geração da teoria crítica da Escola de Frankfurt, especialmente através do conceito de Razão Instrumental, tal como versada por Max Horkheimer e Adorno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectSemiotica greimasianapt_BR
dc.subjectPercurso gerativo de sentidopt_BR
dc.subjectNarratividadept_BR
dc.subjectNarrativas míticaspt_BR
dc.subjectPrograma narrativopt_BR
dc.subjectQuadrado semióticopt_BR
dc.subjectContratospt_BR
dc.subjectEspera fiduciapt_BR
dc.subjectRazão instrumentalpt_BR
dc.subjectVideo games eletrônicospt_BR
dc.subjectJair bolsonaropt_BR
dc.subjectEleições presidenciais 2018pt_BR
dc.subjectSimulacrospt_BR
dc.titleUma análise semiótica sobre como foi construído o mito Jair Messias Bolsonaro na narrativa do jogo bolsomito 2k18pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesCardoso, Tarcisio de Sá-
dc.contributor.refereesNakagawa, Fábio Sadao-
dc.contributor.refereesOliver, Camila Leite-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Esther Santos Gomes da Silva.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.