Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeixoto, Elza Margarida de Mendonça-
dc.contributor.authorBispo, Nívia de Morais-
dc.creatorBispo, Nívia de Morais-
dc.date.accessioned2021-04-06T22:39:43Z-
dc.date.available2021-04-06T22:39:43Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.date.submitted2019-09-30-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33225-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo o desenvolvimento humano. Dentre os diversos constructos teóricos que formularam estudos sobre o desenvolvimento, compreendemos que Vygotski e sua Escola, precisamente pela vinculação à ontologia/gnosiologia de Marx e Engels, desenvolveram uma concepção de desenvolvimento mais avançada. O nosso ponto de partida foi a obra “Metodologia do Ensino de Educação Física”, Coletivo de Autores. O seu alinhamento aos supostos marxistas, em que pesem alguns limites, despertou em nós a necessidade de investigar a relação dos seus supostos com a concepção de desenvolvimento da Escola de Vygotski. Neste sentido, a pergunta que orientou a nossa investigação foi a seguinte: “Quão próximo ou distante está o Coletivo de Autores de uma concepção de desenvolvimento tal como a que foi formulada por Vygotski e sua Escola?” Diante de tal pergunta, dois objetivos orientaram a construção do trabalho, (I) compreender o desenvolvimento do homem a partir dos estudos de Vygotski e sua Escola; e (II) analisar no Coletivo de Autores nexos e relações entre os seus supostos e a concepção de desenvolvimento formulada pela Escola de Vygotski. Feito, portanto, o movimento que nos permitiu responder ao primeiro objetivo, nos instrumentalizamos para responder ao segundo. A partir disso, chegamos a algumas conclusões, quais sejam: o não aprofundamento da categoria atividade, e da atividade guia, não permitiu ao Coletivo entender os estágios de desenvolvimento à luz de uma concepção marxista de desenvolvimento; a não compreensão da relação contraditória entre biológico e cultural, entre conhecimento cotidiano e não cotidiano, entre sentido e significação objetiva e da contradição como o motor do desenvolvimento humano, afastam o Coletivo de Autores de uma concepção de desenvolvimento tal como a que foi formulada por Vygotski e sua Escola. Diante disso, entendemos que, sob os preceitos da lógica dialética, o Coletivo de Autores carece de superação, não pela via de sua atualização, mas pela produção de uma nova síntese que supere os limites da obra e confira outra forma àquilo que de mais avançado a obra produziu. Entendemos que este movimento está em curso, ainda que de forma embrionária, com algumas teses que vêm questionando o objeto de conhecimento cultura corporal – tal como proposto pelo Coletivo de Autores. Tal movimento reconhece na concepção da corporalidade humana, no sentido do autodomínio da corporalidade, o objeto de conhecimento da educação física. Reconhecemos que, precisamente por estar em estado embrionário, tal concepção carece de mais estudos, de revisões, de críticas e outros elementos que possibilitem seu avanço e a sua consolidação enquanto objeto de conhecimento da área.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACTS: This research aims to study human development. Among the several theoretical constructs that formulated studies about development, we understand that Vygotski and his School, precisely because of the link to the ontology/gnosiology of Marx and Engels, developed a more advanced development concept. Our starting point was the work “Teaching Methodology for Physical Education”, Collective of Authors. His alignment with the supposed Marxists, in spite of some limits, aroused in us the need to investigate the relationship of his supposed ones with the concept of development of the Vygotsky School. In this sense, the question that guided our investigation was the following: “How close or distant is the Collective of Authors to a conception of development such as that formulated by Vygotski and his School?” Faced with such a question, two objectives guided the construction of the work, (I) to comprehend the development of man from the studies of Vygotski and his School; and (II) analyze in the Collective of Authors nexuses and relationships between their assumptions and the conception of development formulated by the Vygotsky School. Therefore, having made the movement that allowed us to respond to the first objective, we have equipped ourselves to respond to the second one. From this, we came to some conclusions, namely: the non-deepening of the activity category, and the guide activity, did not allow the Collective to understand the stages of development in the light of a Marxist conception of development; the lack of understanding of the contradictory relationship between biological and cultural, between everyday and non-everyday knowledge, between sense and objective meaning and contradiction as the engine of human development, distances the Collective of Authors from a conception of development such as that formulated by Vygotsky and his School. Given this, we understand that, under the precepts of dialectical logic, the Collective of Authors needs to overcome, not by means of its updating, but by the production of a new synthesis that surpasses the limits of the work and gives another form to what most advanced the work produced. We understand that this movement is ongoing, even though in an embryonic way, with some theses that have been questioning the object of knowledge body culture - as proposed by the Collective of Authors. Such movement recognizes in the conception of human corporality, in the sense of self-mastery of corporality, the object of knowledge of physical education. We recognize that, precisely because it is in an embryonic state, this conception needs more studies, reviews, criticisms and other elements that enable its progress and consolidation as an object of knowledge in the area.pt_BR
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DA BAHIA (FAPESB)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectPublicações científicaspt_BR
dc.subjectCrítica marxistapt_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.subjectScientific publicationspt_BR
dc.subjectMarxist critiquept_BR
dc.subjectStudy and teaching (Higher)pt_BR
dc.titleCrítica à concepção de desenvolvimento na metodologia do ensino de educação física (coletivo de autores)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFerreira, Antonio Leonan Alves-
dc.contributor.refereesMoradillo, Edilson Fortuna de-
dc.contributor.refereesPereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.refereesFerreira, Antonio Leonan Alves-
dc.contributor.refereesPeixoto, Elza Margarida de Mendonça-
dc.publisher.departamentFACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nívia_de_Morais_Bispo_Crítica_à_Concepção_de_Desenvolvimento_no_Coletivo_de_Autores.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.