https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33221
Tipo: | Dissertação |
Título: | A série CSI e suas possibilidades como estratégia de ensino em biologia |
Autor(es): | Franco, Ludmila Soares |
Autor(es): | Franco, Ludmila Soares |
Abstract: | Essa dissertação, enquanto pesquisa qualitativa exploratória, tem como objetivo analisar a série CSI e propor estratégias pedagógicas para mediação de processos
de ensino-aprendizagem de biologia. As narrativas seriadas televisivas, que podem
ser chamadas de séries, vêm crescendo em popularidade no Brasil, possibilitando a
identificação de uma cultura das séries. Esse aumento no consumo pode ter sido
desencadeado pela proliferação dos canais de streaming, que permitem aos sujeitos
um consumo autônomo que independe dos canais de TV aberta. Esse contexto
social, como segmento de séries em crescimento, demonstra como as tecnologias
estão inseridas no cotidiano brasileiro e que elas podem fazer parte de outros
segmentos da sociedade, como a escola, por exemplo. No campo educacional, a
reivindicação pela adoção de estratégias de ensino diversificadas não é tema novo;
no entanto, com a aprovação e implementação da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), essa pressão volta-se novamente para os professores, que precisam
reestruturar seu modo de ensinar, adequando-se às competências e habilidades que
a base preconiza. Inserido no campo das ciências naturais e suas tecnologias, o
ensino de biologia enfrenta algumas dificuldades específicas; dificuldades que se
atrelam ao conteúdo complexo e abstrato que os alunos encontram, bem como aos
conteúdos específicos que compõem o referido campo do saber. A série CSI entra
em cena como uma possibilidade de estratégia de ensino de biologia por conta de
seu caráter investigativo e de seu foco principal, voltado aos cientistas forenses que
mobilizam a ciência em prol da resolução de investigações criminais. Seu papel em
sala de aula pode ser como elemento pré-texto, ilustração ou estruturante,
dependendo do tipo de estratégia que o professor escolher. Para traçar a estratégia,
é necessário que se analise o objeto a ser implementado. Assim, a série foi
analisada sob a lente da Análise Fílmico-Compreensiva da Narrativa Seriada. Dessa
forma, definiu-se um corpus, demarcado pelos episódios três e quatro da temporada
quinze, que primeiramente foram decupados e transcritos, e posteriormente
recompostos. Cada episódio foi delimitado em quatro momentos a serem analisados
e recompostos, entrelaçando-os às competências e habilidades específicas
constantes na BNCC. Durante o percurso de análise foram propostas estratégias de
ensino-aprendizagem e de avaliação. Dentre as possibilidades de estratégia, ainda é
necessário grifar que a série não se encerra em si própria; ou seja, ela necessita da
intervenção do professor para que cumpra o objetivo de correlação com os
conteúdos de biologia. Observou-se, enfim, que a série CSI possui um amplo
espectro de momentos que podem ser relacionados às competências e habilidades
específicas capazes de apontar estratégias de ensino-aprendizagem passíveis de
serem exercitadas em sala de aula. ABSTRACT This dissertation, as an exploratory qualitative research, has the objective to analyse the CSI TV series and propose pedagogical strategy to mediate the Biology teacherlearning processes. The television serial narratives, also called TV series, has been growing in popularity in Brazil, enabling the identification of a TV series culture. This growing might have been unleashed by the increase of streaming channels, granting people the possibility of chain watching the series and consume them how and when desired. The growing of the series segment demonstrates how the technologies are inserted in Brazilian daily life and that they can be a part of other social segments, like school, for example. In the educational field, the claim for diversified strategies is not a new topic, however, with the National Common Curricular Base (BNCC) sanctioned, this pressure falls on the teachers, whose need to restructure their teaching methods, adapting themselves to the skills and abilities presented in the Base. In the Natural Science and its Technologies field, Biology studies face some specifics difficulties. Some might be from the complex and abstract content of the specifics topics. The CSI Series comes as a strategy possibility in Biology teaching, with its investigative character and main focus on the forensic scientists that appear mobilizing science to solve the investigations. Its role in the classroom might be as a pre-text element, an illustration or a structuration element, depending on the kind of the strategy the teacher choose. To draw the strategy one needs to analyse the object that will be implemented, that way the series was analyzed through the lens of the Filmic-Comprehensive Analysis of Serialized Narrative (AFCNS). That way was defined a corpus, delimited by the episodes three and four of the fifteenth season, which initially were decoupled, transcribed and recomposed. As a strategy it is not necessary the use of a full episode, let alone a complete season, because one might lose focus. That way, each episode were delimitated and recomposed entwining them with the specific skills and abilities from BNCC. During the analysis were proposed teacher-learning and evaluation strategies. Besides the strategy possibilities, it is worth notice that the series is not a lesson in on itself, it needs the teacher intervention to fulfil the objective of correlating to Biology content. Upon the strategies propositions, it was possible to observe how CSI series has a wide spectre of moments that could be correlated to the specifics skills and abilities, intertwined with Biology content, which could weave teacher-learning strategies and could be practiced in the classroom. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia CSI Estratégia de ensino Ensino-aprendizagem Narrativas seriadas televisivas Biologia - Estudo e ensino Crime scene investigations - Seriados - Análise Estratégicas pedagógicas Ciências - Estudos e ensino Aprendizagem Televisão - Seriados Biology teaching Teaching strategy Teaching-learning |
CNPq: | Biologia Geral Educação Ensino-aprendizagem |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | FACED /UFBA UFBA-UEFS |
metadata.dc.publisher.program: | em Ensino, Filosofia e História das Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33221 |
Data do documento: | 6-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCO, 2020 - A série CSI e suas possibilidades como estratégia de Ensino de Biologia.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.