Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33171
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Entre Iá e Babá: experiências de mulheres no culto de Babá Egum
Autor : Barros, Lara Rosa Meirelles
metadata.dc.creator: Barros, Lara Rosa Meirelles
Resumen : O culto de Babá Egum é uma religião afro-brasileira na qual se cultuam, majoritariamente, ancestrais falecidos de homens que, sacerdotes em vida, transformaram-se em babá egum após a morte. Nessa religião, em que homens detêm prerrogativas exclusivas, as mulheres participam de diversas atividades dos terreiros e de rituais, atuam na organização das casas e, eventualmente, ocupam “postos”, sendo gênero marcador fundamental na conformação do culto. Com base em pesquisa de campo em três terreiros localizados no município de Itaparica, Bahia, descrevo o dia-a-dia e organização das casas, bem como as “festas” e “obrigações”. Em paralelo, são abordadas trajetórias individuais de interlocutoras, que estão profundamente imbricadas com as casas e os espíritos. Os vínculos entre as praticantes e os entes espirituais podem ser individuais ou familiares, consanguíneos ou não, envolvendo questões de saúde, revelações, alianças e rupturas. Mulheres, espíritos e terreiros estão imersos em circuitos de cuidado recíproco que fomentam múltiplas relações.
The Cult of Babá Egum is an Afro-Brazilian religion in which are mostly worshipped the deceased ancestors of men who were priests in life, and became Babá Egum after death. In this religion, in which men have exclusive prerogatives, women participate in various activities of the “terreiros” and rituals, work in the organization of houses and, eventually, occupy “positions”, the gender being a fundamental marker in shaping the cult. Based on field research in three “terreiros” located in the city of Itaparica, Bahia, I describe the day-to-day and organization of the houses, as well as the “parties” and “obligations”. In parallel, individual trajectories of interlocutors are approached, who are deeply intertwined with houses and spirits. The bonds between practitioners and spiritual beings can be individual or based on family relationships, consanguineous or not, involving health issues, revelations, alliances and ruptures. Women, spirits and “terreiros” are immersed in circuits of mutual care that foster multiple relationships.
Palabras clave : Cultos afro-brasileiros
Mulheres e religião
Religião e cultura
Gênero
Babá Egum
Cuidado
Relacionalidade
metadata.dc.subject.cnpq: Antropologia
Antropologia das religiões afro-brasileiras
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Antropologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33171
Fecha de publicación : 30-mar-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Lara Meirelles_Repositório.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.