Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMello, Marcelo Moura-
dc.contributor.authorBarros, Lara Rosa Meirelles-
dc.creatorBarros, Lara Rosa Meirelles-
dc.date.accessioned2021-03-31T02:08:03Z-
dc.date.available2021-03-31T02:08:03Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.date.submitted2020-10-01-
dc.identifier.otherdissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33171-
dc.description.abstractO culto de Babá Egum é uma religião afro-brasileira na qual se cultuam, majoritariamente, ancestrais falecidos de homens que, sacerdotes em vida, transformaram-se em babá egum após a morte. Nessa religião, em que homens detêm prerrogativas exclusivas, as mulheres participam de diversas atividades dos terreiros e de rituais, atuam na organização das casas e, eventualmente, ocupam “postos”, sendo gênero marcador fundamental na conformação do culto. Com base em pesquisa de campo em três terreiros localizados no município de Itaparica, Bahia, descrevo o dia-a-dia e organização das casas, bem como as “festas” e “obrigações”. Em paralelo, são abordadas trajetórias individuais de interlocutoras, que estão profundamente imbricadas com as casas e os espíritos. Os vínculos entre as praticantes e os entes espirituais podem ser individuais ou familiares, consanguíneos ou não, envolvendo questões de saúde, revelações, alianças e rupturas. Mulheres, espíritos e terreiros estão imersos em circuitos de cuidado recíproco que fomentam múltiplas relações.pt_BR
dc.description.abstractThe Cult of Babá Egum is an Afro-Brazilian religion in which are mostly worshipped the deceased ancestors of men who were priests in life, and became Babá Egum after death. In this religion, in which men have exclusive prerogatives, women participate in various activities of the “terreiros” and rituals, work in the organization of houses and, eventually, occupy “positions”, the gender being a fundamental marker in shaping the cult. Based on field research in three “terreiros” located in the city of Itaparica, Bahia, I describe the day-to-day and organization of the houses, as well as the “parties” and “obligations”. In parallel, individual trajectories of interlocutors are approached, who are deeply intertwined with houses and spirits. The bonds between practitioners and spiritual beings can be individual or based on family relationships, consanguineous or not, involving health issues, revelations, alliances and ruptures. Women, spirits and “terreiros” are immersed in circuits of mutual care that foster multiple relationships.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultos afro-brasileirospt_BR
dc.subjectMulheres e religiãopt_BR
dc.subjectReligião e culturapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectBabá Egumpt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectRelacionalidadept_BR
dc.titleEntre Iá e Babá: experiências de mulheres no culto de Babá Egumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAhlert, Martina-
dc.contributor.refereesFlaksman, Clara Mariani-
dc.contributor.refereesMello, Marcelo Moura-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
dc.subject.cnpqAntropologia das religiões afro-brasileiraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Lara Meirelles_Repositório.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.