https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33112
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os caminhos que perpassam as práticas de ensino: um estudo de caso sobre professores de um curso pré-vestibular na cidade do Salvador |
Autor(es): | Bispo, Simone Santos |
Autor(es): | Bispo, Simone Santos |
Abstract: | O presente trabalho, proveniente de requisito parcial para conclusão de curso de graduação em Pedagogia, apresenta a proposta de investigação acerca das práticas de ensino de professores de curso pré-vestibular. Como objetivo geral propõe-se investigar, sob a visão dos próprios professores e através do olhar do pesquisador, se a prática educativa desses docentes confere aprendizagem ao aluno, de forma que o mesmo utilize esse aprendizado para além da prova do Vestibular. Dessa forma, os objetivos específicos consistem em verificar sobre as possíveis contribuições dos métodos/conteúdos usados e contribuir para um (re)pensar das práticas empregadas nos Cursos Pré-vestibulares e suscitar reflexões acerca dos processos formativos desses professores. O sujeito da investigação consiste em professores de um curso pré-vestibular na cidade do Salvador, estado da Bahia – sendo uma mulher e sete homens – que busca em práticas de ensino consideradas diferentes do convencional, promover a aprendizagem dos conteúdos propostos pelo exame de ingresso ao ensino superior. Como metodologia investigativa buscou-se o estudo de caso, mediante utilização de instrumentos como questionário, entrevista semi-estruturada e observação, aliados à revisão bibliográfica. Como referencial teórico, buscou embasamento nas Tendências Pedagógicas, na Formação de professores e no contexto que fundamentou a trajetória do Vestibular e dos Cursos Pré vestibulares de forma geral. De acordo com os dados apurados e considerando todos os possíveis indicadores de desqualificação da ação docente então investigada, as observações e avaliações que tomaram por base o referencial teórico descrito, permite concluir que há um aprendizado significativo para o alunado que busca nos espaços destes cursos livres oportunidade de agregar conhecimentos para além do ingresso ao ensino superior. Deixando claro, contudo, que os pré-vestibulares e sua dinâmica não se propõem a salvar o processo escolar, e ainda que assim o quisessem não poderiam. Servem, antes, de um alerta de que a educação permeia a relação humana como recíproca de vivências para a discussão cidadã e transmissão de assuntos, independente dos recursos aplicados. É mesmo um alerta, afinal, de que pessoas não são notas e que educação não se traduz em números. |
Palavras-chave: | Prática de ensino Formação de professores Vestibular Curso pré-vestibular |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33112 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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