Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33076
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Espelho, espelho meu existe alguém mais especial que eu?: a inclusão de pessoas autistas em redes regulares de ensino
Autor(es): Hora, Fernanda Carvalho da
Autor(es): Hora, Fernanda Carvalho da
Abstract: A presente pesquisa buscou fazer uma análise do contexto de inclusão de pessoas autistas nas redes regulares publicas de ensino, tendo o docente da inclusão o nosso profissional de referência. Tratou-se de verificar o desenvolvimento do sistema educacional na perspectiva histórica, deste os primeiros estudos sobre o autismo no século passado até os dias atuais, fazendo referencias e associações à escolarização e socialização. Assim, foi possível levantar as atividades desenvolvidas pelos profissionais da educação estabelecendo uma relação dialética entre (in) formação destes profissionais voltados a inclusão dos PNEE, nas redes públicas de ensino. Como o trabalho e a educação são atividades especificamente humanas, considerando que se constituem como elementos fundamentais na construção da identidade do indivíduo, de certo modo o eixo central desse estudo foi compreender, no espaço escolar, como as relações do trabalho docente e da inclusão se expressam no fazer destas pessoas autistas, refletindo as grandes mudanças que ocorreram no campo da educação. Nesse sentido, foi possível identificar e refletir como essa atividade profissional dos docentes de uma unidade de atendimento educacional especializada inserida na cidade de Salvador está submetida a um processo de formação social, dada as metas que devem ser cumpridas e as próprias condições físicas a que estão submetidas. Para realização dessa pesquisa utilizou-se de dois tipos de procedimentos: análise da bibliografia pertinente a essa área de estudo e dados empíricos coletados através de uma pesquisa-ação que ocorrera por três anos e meio em unidade educacional do ramo. Os resultados desse estudo indicam que as unidades de ensino regular apresentam uma debilidade no processo de inclusão e socialização de pessoas autistas em paralelo temos a má formação do docente voltado a inclusão destas pessoas autistas nas redes de ensino.
Palavras-chave: Inclusão
Autismo
Escolarização
Ensino e Formação docente
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: Faced-UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33076
Data do documento: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Carvalho da Hora.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.