Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33073
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A autoestima da criança na educação infantil: implicações no desenvolvimento e na aprendizagem
Autor(es): Nery, Luzinete Passos
Autor(es): Nery, Luzinete Passos
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a autoestima influencia no desenvolvimento e na aprendizagem da criança que se encontra na educação infantil. O estudo dessa temática durante a infância é oportuno, pois é nessa fase que a personalidade da criança está sendo formada. Atualmente existe um consenso por parte dos educadores e psicólogos em conceber a estreita relação da autoestima com o processo educativo. Assim, a opção metodológica adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para isso foram utilizados como instrumentos de análise um roteiro de observação (Apêndice A) e um roteiro de entrevista (Apêndice B), integrando também, observação do cotidiano escolar, do ritmo da sala de aula, bem como conversas informais com a diretora e professora que contribuíram para subsidiar a pesquisa. Através da análise do caso estudado pode-se concluir que trabalhar a autoestima da criança desde a educação infantil é uma importante estratégia de ensino, pois seu desajuste altera comportamentos que podem afetar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança nesta fase.
Palavras-chave: Educação infantil
Autoestima
Criança
Desenvolvimento
Aprendizagem
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33073
Data do documento: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.