https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33073| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A autoestima da criança na educação infantil: implicações no desenvolvimento e na aprendizagem |
| Autor(es): | Nery, Luzinete Passos |
| Autor(es): | Nery, Luzinete Passos |
| Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a autoestima influencia no desenvolvimento e na aprendizagem da criança que se encontra na educação infantil. O estudo dessa temática durante a infância é oportuno, pois é nessa fase que a personalidade da criança está sendo formada. Atualmente existe um consenso por parte dos educadores e psicólogos em conceber a estreita relação da autoestima com o processo educativo. Assim, a opção metodológica adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para isso foram utilizados como instrumentos de análise um roteiro de observação (Apêndice A) e um roteiro de entrevista (Apêndice B), integrando também, observação do cotidiano escolar, do ritmo da sala de aula, bem como conversas informais com a diretora e professora que contribuíram para subsidiar a pesquisa. Através da análise do caso estudado pode-se concluir que trabalhar a autoestima da criança desde a educação infantil é uma importante estratégia de ensino, pois seu desajuste altera comportamentos que podem afetar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança nesta fase. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Autoestima Criança Desenvolvimento Aprendizagem |
| CNPq: | Educação |
| País: | Brasil |
| Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33073 |
| Data do documento: | 2010 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_Luzinete_Nery.pdf | 374,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.