Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33071
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As interrogações e articulações da educação popular na educação formal pública.
Autor(es): Soares, Dayse Ramos
Autor(es): Soares, Dayse Ramos
Abstract: A educação formal pública que estamos vivenciando em nosso país necessita de uma reconfiguração. Precisamos formar novos sujeitos que contribuam no processo de transformação da realidade em que vivem. Diante disso, tem sido cada vez mais discutido por estudiosos e militantes da educação, a implementação de práticas políticas e pedagógicas com intencionalidades participativas e transformadoras,com o propósito de potencializar uma nova concepção de educação, a Educação Popular, que é uma dentre outras modalidades de educação que busca contribuir para a elevação e organização política da classe trabalhadora. Este tipo de educação visa objetivar a formação de seres participantes, críticos e conscientes, mesmo reconhecendo a disputa de interesses entre classes antagônicas em nosso sistema capitalista que através dos processos educativos da educação formal, mantém os mecanismos ideológicos essenciais para manutenção e dominação sobre a classe produtora da riqueza social. Assim, no que tange a inserção da Educação Popular nas escolas formais públicas, este estudo monográfico buscou analisar as interrogações e articulações desta educação, na tentativa de compreender a sua dualidade nos espaços marcados pela ideologia dominante, com o desígnio de estabelecer possibilidades para promover as mudanças necessárias à transformação da sociedade. Para tanto, realizamos um estudo com base na pesquisa bibliográfica, partindo para a escolha e delimitação do tema, coleta dos dados, documentação e localização das informações, a partir de anotações e fichamentos, para uma melhor compreensão das singularidades que envolvem a educação formal e a educação popular e os reflexos que estas reverberam em nosso sistema educacional. Percebemos que a educação popular pode ser constituída como a alavanca para resgatar a dimensão política das práticas pedagógicas. Porém, é necessário que reconheçamos a necessidade da autoconstrução do ser social, buscando possibilidades para os sujeitos se tornarem protagonistas de suas histórias, partindo de práticas educativas libertadoras que incentivem as lutas sociais e principalmente,o processo de formação dos indivíduos. E que todos estejam unidos em defesa de apenas um objetivo: Educar para a emancipação dos sujeitos na sociedade.
Palavras-chave: Educação popular
Educação formal
Sociedade
Emancipação
CNPq: Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: Faced-UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33071
Data do documento: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.