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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.contributor.authorOliveira, Mabian Ribeiro de-
dc.creatorOliveira, Mabian Ribeiro de-
dc.date.accessioned2021-03-11T16:25:26Z-
dc.date.available2021-03-11T16:25:26Z-
dc.date.issued2021-03-11-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33023-
dc.description.abstractEsse estudo monográfico é resultado de um trabalho teórico prático que objetivou identificar e analisar as expectativas dos pais/responsáveis ao matricularem seus filhos no Centro Municipal de Educação Infantil Mundo Feliz. Assim, buscou compreender se as expectativas são relacionadas à Educação, quando a ênfase é direcionada ao desenvolvimento integral da criança, ou relacionada à Assistência, quando a ênfase está voltada aos aspectos do cuidar, envolvendo nisso, a guarda, tutela, cuidados com a alimentação e saúde das crianças. O estudo da temática envolveu a busca pelo histórico das instituições de Educação infantil, em especial a creche, bem como o trabalho de campo que possibilitou a identificação do objeto de estudo dessa monografia. Para o desenvolvimento do trabalho, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, com estudo bibliográfico, uma vez que buscamos compreender o surgimento da creche no decorrer da história, entendendo seus objetivos e funcionalidade, no qual vimos que o caráter dessa instituição iniciou numa perspectiva Assistencialista para em seguida, alcançar outra Educativa. Além do desenvolvimento do trabalho de campo, tendo em vista a identificação das expectativas dos pais da Creche escolhida, utilizando como técnicas de coleta de dados a análise de documentos, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas. Como resultados do nosso estudo, identificamos que as conquistas dos dispositivos legais da Educação permitiram que a Educação infantil fosse concebida como direito da criança de 0 a 6 anos de idade, sendo entendida como espaço de aprendizagem e educação. Como resultado da pesquisa de campo, encontramos que, mesmo após esses avanços, as creches são ora concebidas pelos pais/responsáveis como espaço de Educação, ora como espaço de Assistência e guarda, ora envolvendo ambas as funções, demonstrando que trata-se de uma instituição que integra as funções de cuidar e educar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectExpectativa dos pais/responsáveispt_BR
dc.titleEducação e cuidados: expectativas dos pais/responsáveis do CMEI mundo felizpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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