Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.authorFerreira, Antonio Fernando de Jesus-
dc.creatorFerreira, Antonio Fernando de Jesus-
dc.date.accessioned2021-03-11T16:15:54Z-
dc.date.available2021-03-11T16:15:54Z-
dc.date.issued2021-03-11-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33020-
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva estudar a utilização dos deveres escolares passados para casa, no sentido de avaliar a relação do dever de casa com o trabalho pedagógico de sala de aula: seus objetivos, as vezes que são pedidas, o momento e a maneira como é utilizado, a relação com o conteúdo, e as suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A partir dessa perspectiva, mostrar de que forma essa prática contribui para a melhoria da qualidade do EnsinoAprendizagem. Na realização da pesquisa optou-se por um estudo de campo, onde através da observação e aplicação de questionários buscou descrever quantitativamente e qualitativamente, levando em consideração a necessidade de verificar, analisar e mensurar os dados coletados com professores, pais e alunos envolvidos no processo, bem como, poder observar e descrever de que forma as praticas de enviar deveres escolares para casa estão sendo trabalhadas na Educação Infantil. O estudo proposto ocorreu no cotidiano da escola, através da descrição e observação da prática pedagógica dos professores da 2° série (3º ano do ensino fundamental 1), da educação básica de uma entidade privada de serviço social e de formação profissional vinculada ao sistema sindical. Essa Instituição, no seu contexto educacional, segue uma proposta pedagógica centrada no Construtivismo, onde é ampliado o acesso da criança ao universo letrado, proporcionando desde o seu ingresso contatos com os mais variados suportes de leitura e escrita.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhos escolarespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLar e escolapt_BR
dc.titleDever de casa: a prática escolar e as implicações pedagógicas, quem passa, quem faz e os resultadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEVER DE CASA.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.