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dc.contributor.advisorSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.authorSampaio, Jaqueline Dantas-
dc.creatorSampaio, Jaqueline Dantas-
dc.date.accessioned2021-03-11T12:00:30Z-
dc.date.available2021-03-11T12:00:30Z-
dc.date.issued2021-03-11-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33015-
dc.description.abstractEste estudo tem a intenção de desvelar como vem se processando a qualidade da educação infantil no município de Salvador. Para isto, fez-se necessário realizar um breve mergulho no percurso histórico acerca do atendimento à criança no Brasil, com a finalidade de entender a concepção de criança, antes e depois do aparato legal: Constituição Federal de 88, Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Como o foco da pesquisa é a qualidade na educação infantil, busca-se, a partir da literatura sobre esta etapa de ensino, compreender o que é uma educação infantil de qualidade e alguns dos elementos que vêm se tornando empecilho para sua concretização; e os princípios e aspectos que tendem a contribuir para sua efetivação. Entre eles destacamos: o cuidar, o educar e o brincar, porque são os elementos apontados de uma forma geral, tanto internacional como nacionalmente, como fatores imprescindíveis à educação infantil. Além desses princípios, estuda-se também os aspectos técnicos relevantes para uma educação infantil de qualidade, buscando destacar os de maior incidência na literatura, tais como: a organização do ambiente, a formação de professores e a relação com a família. A compreensão desses princípios e aspectos, numa perspectiva geral, serve de alicerce para a análise dos mesmos na realidade do município de Salvador.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This This study is aimed to expose how the quality of early childhood education in the city of Salvador is doing. Therefore, it was necessary to take a brief look into the history of childcare in Brazil in order to understand the definition of child, before and after the legal apparatus: the 88 Federal Constitution of, the 1990 Child and Adolescent Statute and the 1996 Law of Directives and Bases of National Education. As the research focus is the quality of early childhood education, we took the literature about this stage of learning as base to understand what education of quality means and some of the elements that are becoming obstacle for achieving them and the principles and aspects which contribute to its realization. These principles emphasize: caring, educating and playing because are elements pointed out as nationally as internationally like an indispensable factor to promote child education. Besides them, it is also studied the necessary technical aspects to a quality child education, attempting to highlight the most frequent incidence in the literature, such as: classroom management, the teachers’ education and the family relationship. The understanding of these principles and aspects are the foundation to analyze both items in the reality in the city of Salvador.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectPrincípiospt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectPrinciplespt_BR
dc.titlePerspectiva atual da qualidade na educação infantil no município de Salvador.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesBatista, Hildonice de Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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