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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.author | Prazeres, Jácia Maria Silva dos | - |
dc.creator | Prazeres, Jácia Maria Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T18:57:48Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T18:57:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-09 | - |
dc.date.submitted | 2010-12-17 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33000 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa é conhecer a história da escolarização da pessoa com deficiência visual, residente no interior do Estado da Bahia, e conhecer o trabalho que o Instituto de Cegos da Bahia desenvolveu ao longo de muitos anos, tomando como referência o ano de extinção do internato e as novas propostas para escolarização dos deficientes visuais vindos do interior do Estado da Bahia. O Estudo traz conceitos fundamentais para compreender a classificação da deficiência visual, a cegueira e a baixa visão. Durante a pesquisa de campo foram analisados o atendimento atual oferecido a pessoa com deficiência visual do interior do Estado da Bahia, a prática pedagógica voltada para o aluno com deficiência visual. Foi realizado uma pesquisa qualitativa tipo estudo de caso, foi elaborado um roteiro com questões semipadronizadas e abertas e utilizado um gravador para registrar a entrevista. Além da entrevista foi realizada pesquisa no Arquivo Público de documentos históricos da época da criação do ICB. A entrevista foi realizada com a Assistente Social do ICB, que trabalha a mais de 20 anos na instituição. Com a pesquisa foi possível identificar a inexistência do atendimento precoce oferecido à pessoa com DV no interior do Estado e a necessidade dos governos Federal e Estadual acompanhar a eficácia na aplicação dos recursos destinados a Educação Especial no interior do Estado, bem como, criar mecanismos que possibilitem a participação efetiva da família no processo educativo de escolarização da pessoa com DV, visto que, a educação inclusiva tem avançado no interior do estado, mais sem o suporte social fundamental. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Instituto de Cegos da Bahia | pt_BR |
dc.title | A história da escolarização do deficiente visual no Estado da Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.referees | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.referees | Santos, Élida Cristina da Silva de Lima | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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